Empréstimos para o 13º devem ser liberados pelo Banrisul na próxima semana
capa

Empréstimos para o 13º devem ser liberados pelo Banrisul na próxima semana

Em Porto Alegre, Prefeitura ainda negocia com bancos data para empréstimo do abono natalino

Por
Gustavo Chagas / Rádio Guaíba

13º salário pode ser financiado pelo banco estatal

publicidade

O Banrisul deve liberar entre os dias 16 e 17 de dezembro os empréstimos para os servidores do Executivo estadual que desejam antecipar o 13º salário. A medida é destinada a quem não quer receber o benefício natalino de modo parcelado. O projeto que autoriza a divisão do pagamento durante os 12 meses de 2020 já foi sancionado pelo governador Eduardo Leite.

O banco público aguarda o fechamento da folha salarial por parte da Secretaria da Fazenda. A pasta informou que o procedimento deve ser encerrado entre sexta e segunda-feira. O Piratini se compromete a pagar uma indenização pelo atraso, na taxa de 1,3% ao mês. As taxas do empréstimo no Banrisul devem seguir o mesmo valor. O modelo não se aplica, necessariamente, a servidores que são clientes de outras instituições bancárias .

Pagamento do 13º em Porto Alegre

Também sem recursos para pagar em dia o 13° salário de servidores, a Prefeitura de Porto Alegre deve permitir a contratação de empréstimos. A Secretaria Municipal da Fazenda, no entanto, ainda não estima datas para o início das operações bancárias. A pasta ainda está em tratativas com bancos para viabilizar o pagamento do 13º dos servidores.

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira, o projeto enviado pela Prefeitura que autoriza o pagamento do 13º salário de 2019 até o fim de março de 2020. Caso não cumpra com o pagamento até 20 de dezembro, o Paço Municipal fica obrigado a indenizar ativos e inativos, pensionistas e agentes políticos, cobrindo juros e eventuais despesas bancárias decorrentes de operações de empréstimo.