Estudo do Dieese mostra que 42 mil negros estão desempregados na Região Metropolitana

Estudo do Dieese mostra que 42 mil negros estão desempregados na Região Metropolitana

Das 205 mil pessoas desempregadas na região, 20,6% são negras

Henrique Massaro

Das 205 mil pessoas desempregadas na região, 20,6% são negras

publicidade

Das 205 mil pessoas desempregadas na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), 20,6% são negras. O dado foi apontado por um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que indicou que um total de 42 mil negros estão sem emprego na região.

A pesquisa, intitulada População Negra no mercado de trabalho da RMPA, considera o período entre 2011 e 2017 e foi divulgada nesta terça-feira, Dia da Consciência Negra, na Capital. No período analisado, a taxa de participação dos negros no mercado de trabalho declinou de modo contínuo e generalizado. A proporção de negros presentes no mercado recuou de 57% em 2011 para 52,3%, no ano passado.

A duração média do desemprego acompanhou a escassez de oportunidades de trabalho, com a ampliação do tempo de procura por ocupação passando de 23 para 38 semanas. No último ano do estudo do DIEESE, os desempregados negros despendiam, em média, 36 semanas à procura de uma ocupação, e os não negros, 38 semanas.

Dentre as mulheres, as negras dedicavam o menor tempo (34 semanas) e as não negras um período mais longo – 41 semanas. Em relação à renda, a pesquisa trouxe a redução de 15,1% nos rendimentos médios reais decorrentes do decréscimo dos salários de não negros (-15,8%) e negros (-5,5%). Com isso, a remuneração média dos não negros reduziu para R$ 2.047, enquanto a dos ocupados negros ficou diminuída a R$ 1.583.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895