EUA analisa opção de "cortar todas as pontes" com a China, diz Trump
Fala é uma resposta às declarações desta quarta-feira do representante comercial norte-americano que lidera negociações com Pequim
publicidade
Os Estados Unidos têm a opção de "cortar todas as pontes" com a China, disse o presidente Donald Trump nesta quinta-feira.
"É claro que os Estados Unidos mantêm uma opção política, sob várias condições, de cortar todas as pontes com a China", escreveu no Twitter o presidente americano, numa época em que as relações entre as potências estão sob forte tensão.
It was not Ambassador Lighthizer’s fault (yesterday in Committee) in that perhaps I didn’t make myself clear, but the U.S. certainly does maintain a policy option, under various conditions, of a complete decoupling from China. Thank you!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 18, 2020
Trump disse que respondeu às declarações de seu representante comercial (USTR), Robert Lighthizer, que lidera as negociações comerciais com Pequim. Na quarta-feira Lightizer disse que a China estava cumprindo os termos de um acordo que aliviou a disputa e que agora era impossível "dissociar" "os dois gigantes econômicos.
"Essa foi uma opção política de anos atrás, mas não acho que seja uma opção política razoável no momento", disse Lighthizer.