'EUA são excelente mercado e vamos reabri-lo', diz ministra da Agricultura

'EUA são excelente mercado e vamos reabri-lo', diz ministra da Agricultura

Mesmo após vistorias em frigoríficos, os norte-americanos querem rever pontos de acordo sanitário para a retomada das importações

AE

"Eu fiquei um pouco decepcionada, achei que tínhamos cumprido todas as etapas, mas isso é mercado internacional"

publicidade

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta terça-feira, ter ficado decepcionada com as novas exigências dos Estados Unidos para a reabertura do mercado de carne bovina in natura para o Brasil. A suspensão ocorreu em 22 de junho de 2017, após a primeira etapa da Operação Carne Fraca.
Segundo a ministra, mesmo após vistorias em frigoríficos brasileiros, os norte-americanos querem "rever pontos" no acordo sanitário para a retomada das importações.

Ela deve tratar do assunto em com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, durante visita que fará àquele país a partir do dia 17.
"Os Estados Unidos são um excelente mercado e vamos reabri-lo, sim. Agora, vamos ver o que está precisando no dever de casa, o que faltou", disse a ministra após o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, em Brasília.

"Eu fiquei um pouco decepcionada, achei que tínhamos cumprido todas as etapas, mas isso é mercado internacional, é assim que funciona e quem manda é quem está comprando."

A ministra considerou que há "euforia de exportações de carne brasileira para a China" e voltou a comemorar a habilitação de sete plantas de Santa Catarina para exportar miúdos ao país oriental anunciada na segunda-feira.

"O Brasil vive novo momento e precisamos aproveitá-lo. Temos de ter profissionais, pois a nossa produção é boa. Temos de estar pronto para receber essas missões, entregar o que pedem para poder abrir esse mercado", concluiu Tereza Cristina.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895