Fecomércio divulga pesquisa de fim de ano

Fecomércio divulga pesquisa de fim de ano

Mais da metade dos entrevistados pretende adquirir presentes para o Natal

Correio do Povo

publicidade

A Pesquisa de Final de Ano da Fecomércio-RS revelou que 51,8% das pessoas abordadas pretendem adquirir presentes de Natal em 2021. Desses, 44,9% devem aproveitar a Black Friday para compras com essa finalidade. "A Black Friday vem se consolidando como uma data relevante para o comércio varejista. Cada vez fica mais claro que não teremos no futuro as "vendas de Natal", mas sim as "vendas de fim de ano" em que novembro e dezembro repartirão de forma mais igualitária a importância na geração de receita para o varejo", comenta Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS. Entre os que disseram que vão fazer algum tipo de compra na Black Friday, 52% indicaram que quanto maior o investimento nessa data, menor é o gasto no Natal.      

Em cinco cidades gaúchas (Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Ijuí) foram entrevistadas 385 pessoas que pretendiam comprar presentes de Natal. A ideia é conhecer o gasto médio, o número e o tipo de presentes adquiridos, assim como o local de compra e a temporalidade do consumo.      

A pesquisa também mostrou que em 2021 o gasto médio deverá ser de R$ 569,27, com a classe alta gastando, em média, R$ 984,20. A classe média deverá dispender R$ 468,72, enquanto a classe baixa terá um gasto em torno de R$ 268,17. Em média, os entrevistados apontaram que deverão gastar em presentes de Natal menos que em 2020. Entre os entrevistados, 48,1% disseram que irão gastar menos ou muito menos que no ano passado, enquanto 27,2% pretendem gastar mais ou muito mais. E 24,7% deverão gastar o mesmo que no Natal do ano passado. A estimativa da Fecomércio-RS é que o presente médio se eleve em relação a 2020, mas que o total do gasto no comércio repita valores nominais de 2020 em virtude, especialmente, da renda real reduzida das pessoas com ganho menor. "Obviamente, o controle da pandemia dá uma injeção de ânimo ao comércio, mas a capacidade de compra das pessoas em geral tem sido muito afetada pela inflação. As famílias de menor renda foram as mais afetadas pela crise e a evolução recente dos preços penaliza esse grupo ainda mais, enquanto no caso das famílias mais ricas a pandemia representou aumento da poupança. Assim, dependendo de quem é o público do lojista, as vendas de Natal podem surpreender positiva ou negativamente", ponderou Bohn. A estimativa é que deverão ser comprados "3,9 presentes", com um valor médio de R$ 148,02. Na escolha do presente, o preço é fator determinante para 71,7% dos entrevistados.     

Os itens mais procurados serão vestuário (55,6%), brinquedos (42,1%) e calçados (8,6%), que deverão ser comprados especialmente nas lojas do centro das cidades (68,3%), shoppings (16,6%) e pela Internet (10,1%). Entre os entrevistados, 35,1% afirmaram ser influenciados por redes sociais no momento de consumir. "Os comerciantes precisam entender que a presença digital é fundamental. A cada dia que passa, mais as pessoas são influenciadas pelas redes sociais na hora de consumir", assinalou Bohn.

Black Friday

Entre os que responderam que comprarão presentes de Natal e, portanto, compuseram a pesquisa de perfil de consumo, 46,5% referiram que vão fazer compras na Black Friday. Especificamente neste período verificado pela pesquisa, eletrodomésticos serão os tipos de produtos mais indicados para a compra na data (36,9%), seguidos por vestuário (21,8%) e eletroeletrônicos (17,9%).  Já os locais de compra mais indicados são lojas de centros de cidades (69,8%), seguidos pela internet (19,6%). A pesquisa de preço antes de fechar a compra é a estratégia mais indicada para compra na data (46,9%) e acompanhar preços com antecedência vem em seguida (37,4%).  Apesar de a quantidade de pessoas que compram na Black Friday ser menor que a de pessoas consumindo no Natal, chamam a atenção os valores mais expressivos de intenção de gastos na Black Friday.

A pesquisa na íntegra está aqui.    


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895