Funcionários do HSBC fazem manifestação em Porto Alegre

Funcionários do HSBC fazem manifestação em Porto Alegre

Banco vai vender atividades no Brasil e demitir 50 mil no mundo

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Banco vai vender atividades no Brasil e demitir 50 mil no mundo

publicidade

*Com informações do repórter Jerônimo Pires

Funcionários do HSBC protestam na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre, por conta do anúncio de fechamento das atividades da empresa no Brasil. O grupo de manifestantes está reunido em frente à agência central, que fica na esquina das ruas 24 de outubro e Olavo Barreto Viana, no bairro Moinhos de Vento. Segundo o diretor geral da região Sul, José Julio, há um acordo com a direção da empresa sobre o bloqueio, que ocorrerá até as 11h.

Cerca de 30 funcionários participam do protesto. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul (SindBancários), Éverton Gimenez, o banco vem encerrando atividades há algum tempo. “Já fecharam agências em Alvorada, nos bairros Partenon, Azenha. Já havia um processo de desmonte”, explicou.

De acordo com Gimenez, um novo comprador tende a fechar departamentos e demitir funcionários. “Nós estamos aqui pelos interesses dos funcionários e contra a precarização do atendimento por conta do fechamento de agências. Os clientes não têm culpa de nada disso”, avaliou.  

O banco britânico anunciou nesta terça-feira que suprimirá 50 mil postos de trabalho como parte de uma reestruturação mundial, que inclui a venda de suas atividades no Brasil e na Turquia. O HSBC deve eliminar quase 10% do número de funcionários, entre 22 mil e 25 mil empregos, segundo um plano divulgado em seu site.

No Brasil, no entanto, o banco pretende manter uma presença para os clientes institucionais. O HSBC fechará várias agências ao redor do mundo, acelerará o processo das transações e vai deslocar milhares de postos de trabalho para países "de baixo custo e alta qualidade" de mão de obra. A decisão é parte da meta de "reduzir os custos em algo entre 4,5 e 5 bilhões de dólares anuais até 2017", segundo uma nota enviada à Bolsa de Hong Kong.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895