General Motors convoca proprietários do Onix Plus para recall
capa

General Motors convoca proprietários do Onix Plus para recall

Uma unidade do veículo produzido em Gravataí pegou fogo no nordeste do país na semana passada

Por
Gabriel Guedes

Novo Onix Plus começou a ser produzido em setembro na unidade da GM de Gravataí

publicidade

Após um caso confirmado de incêndio no novo Chevrolet Onix Plus, a GM está convocando todos proprietários do modelo 2020, entregues até então, para realizarem o procedimento de recall. No dia 30 de outubro, uma unidade do carro, com placas de Teresina (PI), pegou fogo na cidade de Mirador, no Maranhão. Entretanto, um caso semelhante, acontecido em setembro, enquanto o veículo era manobrado no pátio da GM, em Gravataí, segundo a montadora, não tem ligação com o problema que ocasionou o fogo no veículo que rodava na região nordeste. A empresa distribuiu um comunicado à imprensa sobre a correção. O Onix Plus é produzido em Gravataí desde setembro e segue confirmada para a sexta-feira de manhã a cerimônia de início de produção da nova versão hatch do Onix.

Segundo a GM, o problema que ocasionou o incêndio acontece em condições muito específicas. A combinação de uma determinada pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, pode fazer com que o software de gerenciamento do motor apresente uma falha, podendo provocar um incêndio. A companhia lembra que esta condição é precedida de um alerta visual no painel do veículo, com o acendimento da luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor.

A correção envolve a aplicação de uma atualização do software de gerenciamento do motor. Para fazer o reparo, basta o proprietário procurar qualquer concessionária Chevrolet. Também dá para agendar o serviço pela Central de Relacionamento, ligando para 0800-702-4200.

Embora a execução do serviço seja rápida, a montadora recomenda que todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a Concessionária Chevrolet de sua preferência. Lá, a GM disponibilizará um veículo reserva alugado até que o procedimento seja efetuado.

Confira o comunicado na íntegra

A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.
Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.  
Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço. 
Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.