Governo envia projeto que altera ICMS de combustível ao Congresso

Governo envia projeto que altera ICMS de combustível ao Congresso

Objetivo é definir valores únicos, em vez de cobrança acontecer sobre o preço do produto no momento do abastecimento

R7

Outra possível vantagem anunciada pelo governo é fim da possibilidade de bitributação

publicidade

O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta sexta-feira ao Congresso Nacional um projeto de lei propondo mudanças na cobrança do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis. 

A ideia é criar uma alíquota uniforme e específica, segundo a unidade de medida adotada na operação (litro ou quilo). Atualmente, o imposto é cobrado como um porcentual do valor do combustível no momento da venda no posto.

A iniciativa busca definir os combustíveis e lubrificantes sujeitos a cobrança de um valor único pelo imposto em cada estado - o ICMS é um imposto estadual. Caberá ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) a responsabilidade de definir como se dará a incidência do imposto, e a definição das alíquotas caberá às Assembleias Legislativas de cada estado. 

O envio do projeto ocorre num cenário em que caminhoneiros ameaçam a realização de uma greve nacional e cobram medidas para baratear o transporte.

Com as mudanças pretendidas, o ICMS não irá variar mais em razão do preço do combustível ou das mudanças do câmbio. Outra possível vantagem anunciada pelo governo é fim da possibilidade de bitributação - quando o ICMS pago pelo consumidor no posto não considera apenas o produto, mas também um valor maior que já inclui a cobrança dos tributos federais Pis e Cofins.

Em live nas redes sociais, o presidente admitiu na quinta-feira que gostaria de ter enviado o texto na quarta ao Legislativo. Ele atribuiu o “atraso” à equipe econômica.

O envio do projeto ao Congresso seria registrado ainda nesta sexta no Diário Oficial da União, em edição extra.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895