IBGE registra desemprego em 11,8% da população em setembro

IBGE registra desemprego em 11,8% da população em setembro

Dados do trimestre do IBGE revelam que população em busca de emprego chega a 12,5 milhões no Brasil

Correio do Povo

Desemprego atinge 12,5 milhões de brasileiros, segundo IBGE

publicidade

A população em busca de emprego chega a 12,5 milhões no Brasil, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE divulgada nesta quinta-feira. Com isso, a taxa de desocupação ficou em 11,8% no trimestre até setembro. Ou seja, 251 mil pessoas conseguiram se recolocar no mercado de trabalho frente ao período de abril a junho 

A taxa, no entanto, é estável na comparação com o mesmo trimestre de julho a setembro de 2018. A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.298 no trimestre encerrado no último mês. O resultado representa alta de 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 210 bilhões no trimestre até setembro, com alta de 1,8% ante igual período do ano anterior. 

A população desalentada, ou seja, que desistiu de procurar emprego após mais de um ano de busca, recuou 3,6% em relação ao trimestre móvel anterior e ficou estável frente ao mesmo trimestre de 2018. Assim, são 4,7 milhões pessoas nessa condição. O percentual de desalentados em relação à população na força de trabalho ou desalentada (4,2%) variou -0,2 p.p em relação ao trimestre anterior (4,4%) e ficou estável diante do mesmo período do ano passado.

Com e sem carteira de trabalho 

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, incluindo trabalhadores domésticos, chegou a 33,1 milhões, com estabilidade em ambas as comparações. A categoria dos empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (11,8 milhões de pessoas) foi recorde na série histórica e cresceu nas duas comparações: 2,9% (ou mais 338 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 3,4% (mais 384 mil pessoas) frente ao mesmo trimestre de 2018.

Aumenta a informalidade 

De acordo com a pesquisa, a categoria das pessoas que trabalham por conta própria chegou a 24,4 milhões de pessoas, novo recorde na série histórica, crescendo 1,2%, com aumento de 293 mil pessoas frente ao trimestre anterior e 4,3% - mais um milhão de pessoas - em relação ao mesmo período de 2018.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895