Incentivos às indústrias químicas e de plástico no foco do 2º Fórum Invest RS

Incentivos às indústrias químicas e de plástico no foco do 2º Fórum Invest RS

Foram discutidos os aspectos gerais de ambas as indústrias, cujos sindicatos representam, somados, 1,4 mil empresas, bem como os programas de incentivo do governo relacionados

Felipe Faleiro

publicidade

Com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, foi realizado, nesta segunda-feira, o 2º Fórum Invest RS, na sede da Fiergs, em Porto Alegre. O encontro, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast) e pelo Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim), teve ainda o apoio da Braskem. No evento, foram discutidos os aspectos gerais de ambas as indústrias, cujos sindicatos representam, somados, 1,4 mil empresas, bem como os programas de incentivo do governo relacionados.

“A importância deste fórum é que possamos agregar conhecimento e trazer mais informações para os industriais dos setores plástico e químico. E, ainda, se beneficiar de uma vantagem tributária que o Estado oferece”, salientou o presidente do Sinplast, Gerson Haas. Segundo ele, o RS está “na dianteira e precisa continuar assim para que a indústria cresça ainda mais”. Durante o fórum, surgido a partir das demandas levadas pelos respectivos setores ao governo do Estado, foi abordada ainda a maior necessidade de inovação e tecnologia, para que os empresários consigam acessar, por exemplo, o Fundopem, fundo de atração ou ampliação de empresas.

O presidente do Sindiquim, Newton Mario Battastini, reforçou que a indústria química no Rio Grande do Sul é transversal, ou seja, presente em todas as áreas. “O Estado produz poucas matérias-primas hoje, e praticamente dependemos 100% de outros estados ou países. Nós praticamente mantemos a cadeia da indústria e do agronegócio, que também utiliza nossos produtos. E o plano que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico nos apresenta vem a somar muito”, afirmou ele, se referindo, entre outros aspectos, ao Polo Integrado da Química RS, desenvolvido entre os municípios de Montenegro e Triunfo.

De acordo com Brum, sua fala no evento foi sobre “desburocratização, diminuição de tempos e aumento de incentivos”. “Estes empresários são pessoas especiais, e precisamos ressaltar, além das ações do governo, que foram positivas, a coragem dos empreendedores gaúchos. Aproveitamos para agradecer a indústria e os investimentos que os industriais têm feito no Rio Grande do Sul. A participação da indústria é fundamental na economia e temos boas perspectivas econômicas para o ano”, comentou Brum. Salientou, além do Fundopem, o Programa de Implantação de Distritos Industriais (Proedi), também do governo estadual, como forma de incentivo, e comentou ainda a alta de 10,4% no PIB do RS no ano de 2021.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895