Inscrições para Avaliação Nacional de Vinhos abrem dia 4 de setembro

Inscrições para Avaliação Nacional de Vinhos abrem dia 4 de setembro

A maior degustação de vinhos será dia 29 de setembro em Bento Gonçalves

Heron Vidal

publicidade

Quem aprecia vinho não pode esquecer da data de 4 de setembro próximo. Será o dia de abertura das inscrições ao público para a maior degustação, no mundo, de vinhos de uma safra. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento, denominado "Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2018", acontecerá no dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

As inscrições devem ser feitas no site, somente no dia 4, a partir das 8h30min. Os interessados devem ter atenção para a disputa na degustação: no ano passado as vagas, cerca de 1 mil, se esgotaram em 40 minutos, lembrou o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, durante visita ao jornal Correio do Povo, para a divulgação da 26ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos.

Das cinco fases do evento, três já se realizaram: a inscrição das amostras das vinícolas, o recolhimento das amostras diretamente dos tanques de aço inox das vinícolas, e a degustação das amostras por 120 enólogos do Brasil que selecionaram 16 das 351 amostras examinadas da safra 2018, vindas de 50 vinícolas de seis estados.

Oscar

A quarta etapa será a das inscrições, em 4 de setembro, e a última a avaliação pelo público inscrito no dia 29 do próximo mês. Conforme Scortegagna o evento é o "Oscar dos vinhos brasileiros". A safra gaúcha deste ano, observa, é de qualidade excepcional devido ao calor, com noites de temperaturas amenas, e ausência de chuvas nos meses de fevereiro e março (colheita) deste ano.

No dia da avaliação nacional, 16 jurados convidados, entre os quais enólogos do Brasil, Itália, Masters of Wine de Londres (Inglaterra) e do Chile, e formadores de opinião, comentarão cada um dos 16 vinhos selecionados. Sobre as inscrições, Scortegagna iinforma: custam R$ 350,00 e dão direito a um estojo com duas taças, coquetel com espumante antes do almoço, e o almoço "regado a vinho".

No Rio Grande do Sul, afirmou o presidente da ABE, são produzidos 85% do vinho do país. A atividade envolve 25 mil famílias, responsáveis pela safra/2018 de 680 milhões de quilos. O faturamento anual médio do setor é de R$ 2,5 bilhões. O grande adversário da produção nacional, frisou Scortegagna, é a alta carga tributária que, somada entre tributos federais e do Estado, acumula 63% do preço final do vinho.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895