IPVA já foi pago antecipadamente por 868 mil pessoas no RS

IPVA já foi pago antecipadamente por 868 mil pessoas no RS

Motoristas que pagarem antes o imposto recebem descontos de até 34,63%

André Malinoski

publicidade

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) já foi pago antecipadamente por 868 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Dessas, 160 mil optaram por pagarem pelo Pix, meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito. Até o momento, a arrecadação foi de R$ 978 milhões. Ao todo, são mais de 3,7 milhões de veículos que já estão em dia com o governo estadual, sendo que a frota total gaúcha soma 7.262.038 veículos.

“A antecipação do pagamento do IPVA até o dia 30 de dezembro é importante para que o cidadão consiga garantir o desconto máximo. Afinal, este ano, o governo do Estado, ciente da situação de mercado que ampliou os valores dos veículos expressos na tabela do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), concedeu mais descontos e prazos para 2022”, afirmou o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso.

Em relação ao montante da dívida ativa do tributo, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informou que, atualmente, está em R$ 87,7 milhões que estão sendo cobrados sobre o exercício de 2021. A cobrança dos devedores é feita 60 dias depois do vencimento, quando ocorre a inscrição em dívida ativa. Após isso, o débito pode ser enviado aos serviços de proteção ao crédito (Serasa) e corre o risco de sofrer protesto.

O secretário da pasta enumera os benefícios dos descontos para quem optar por pagar o IPVA até esta quinta-feira: “O desconto da antecipação passou de 3% para 10%. Além disso, quem antecipar o pagamento também terá a não incidência da variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%. Caso o motorista também possua direito ao desconto do Bom Cidadão e do Bom Motorista, com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA, avalia Cardoso.

"No Bom Motorista, os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado, no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021, a redução será de 15%. E o desconto de Bom Cidadão pode chegar a 5% para os contribuintes que solicitaram 150 notas ou mais com CPF na hora da compra. De toda a arrecadação do IPVA, 50% é do Estado e 50% é destinado ao município no qual o veículo foi emplacado. Então, é uma arrecadação importante para o pagamento do Estado e das prefeituras”, acrescenta.

Caso opte pelo parcelamento em seis vezes, o valor será dividido em parcelas sem juros, e pode ainda contar com os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3%, respectivamente. O tributo pode ser quitado pelos contribuintes em agências de banco conveniados, via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil, além do próprio Pix. Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito, se houver.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895