"Já começamos discussões sobre fase 2 de acordo com a China", diz vice dos EUA
capa

"Já começamos discussões sobre fase 2 de acordo com a China", diz vice dos EUA

Mike Pence afirmou que acordo assinado nessa quarta é um exemplo da luta de Trump por um "comércio recíproco, justo e livre"

Por
AE

Mike Pence elogiou assinatura de primeira fase de acordo

publicidade

O vice-presidente americano, Mike Pence, afirmou nesta quarta-feira, 15, que os Estados Unidos já começaram "discussões sobre a 'fase 2' do acordo" comercial com a China. "É o começo de uma nova relação comercial com a China", acrescentou Pence, em entrevista à Fox Business, horas depois de Washington e Pequim terem assinado a "fase 1" do entendimento entre os dois países em uma cerimônia na Casa Branca.

Pence afirmou, também, que o acordo é um exemplo da "luta" de Trump por um "comércio recíproco, justo e livre". Ele comentou, ainda, o novo acordo de livre-comércio dos EUA com México e Canadá, conhecido como USMCA, e disse que "antes do final desta semana, veremos o Senado dos EUA aprovar o maior acordo comercial da história americana".

Ontem, após a assinatura do acordo, Trump destacou que os Estados Unidos cumpriram uma etapa importante no processo. "Hoje demos um passo crucial, um que não tínhamos dado antes com a China, que garantiu um intercâmbio comercial 'justo e recíproco'", disse Trump na cerimônia na Casa Branca. Ele garantiu que o pacto contém "compromissos substanciais e executáveis", mas afirmou que as tarifas impostas aos produtos chineses vão se manter até a "fase dois" ser concluída.

Trump ainda anunciou que visitará a China em um "futuro não muito distante". O americano celebrou a "fase um" deste acordo em uma longa cerimônia, que ocorreu enquanto a Câmara dos Representantes se prepara para iniciar o julgamento político do presidente. Descrevendo-o como "um acordo transformador que trará enormes benefícios para ambos os países", Trump disse que a China entende "que deve haver uma certa reciprocidade. Não pode continuar assim".