Melo anuncia projeto de micro crédito com juros zero para pequenas empresas de Porto Alegre

Melo anuncia projeto de micro crédito com juros zero para pequenas empresas de Porto Alegre

De acordo com o gestor, pandemia afetou trabalhadores de baixa renda e empresários

Sidney de Jesus

De acordo com o gestor, pandemia afetou trabalhadores de baixa renda e empresários

publicidade

O impacto da pandemia em vários setores da economia foi o principal tema de debate da live transmitida pela página do Facebook, do prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, na manhã desta sexta-feira, 26, no Paço Municipal, no dia em que a Capital completa 249 anos.        

De acordo com Melo, a economia de Porto Alegre vive um momento de dramaticidade com a perda de cerca de 17 mil empregos formais - de março de 2020 a janeiro de 2021- devido às restrições e o fechamento de várias atividades durante a pandemia. “São 68 mil pessoas atingidas pelo desemprego. Estamos tentando administrar a crise da saúde, que tem informação e é muito importante, mas também existe uma grande crise econômica que estamos tentando amenizar”, afirmou o prefeito. 

Melo destacou que a Prefeitura encaminhou a Câmara Municipal um projeto de micro crédito com juros zero para tentar ajudar os  micro e pequenos empresários que estão com dificuldades em manter seus negócios. “Quando se fecha um negócio na cidade, quem sofre e paga a conta é sempre o trabalhador de baixa renda e também os empresários. Queremos ajudá-los para que mantenham suas atividades e gerem  emprego e renda”, enfatizou. 

Durante a live, o vice-prefeito Ricardo Gomes apresentou um balanço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre os impactos provocados pela pandemia na economia no RS. Segundo o estudo, antes da pandemia o Estado tinha 5 milhões 728 mil empregos formais, mas perdeu 506 mil durante  a crise sanitária. “A renda do trabalhador no RS caiu em 11, 8%. Essa renda tirou do bolso do trabalhador cerca de 1.8 bilhões de reais “, enfatizou Ricardo Gomes. 

Ainda durante a apresentação, o vice-prefeito destacou os números do desemprego no mercado informal na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Antes da pandemia tínhamos 523 mil pessoas trabalhando. Depois da pandemia 445 mil. O impacto foi maior. Foram perdidas 77 mil posições de trabalho, divididas entre o pequeno empreendedor, que tem o pequeno comércio, e trabalhadores empregados sem carteira assinada” afirmou Ricardo Gomes, lembrando que a renda dos informais caiu 15.6%. 

A vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre também foi abordada durante a live. O prefeito Sebastião Melo afirmou que 183 mil pessoas já receberam a 1ª dose na cidade. “Porto Alegre é a Capital que mais vacinou a população, com 12,3% de imunizações, respeitando os grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização”, destacou, lembrando que a Capital recebeu  mais 40 mil doses da vacina contra a doença.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895