Mercado da construção civil mantém trajetória de aquecimento

Mercado da construção civil mantém trajetória de aquecimento

Segundo o presidente do Sinduscon-RS, a procura por imóveis é bastante significativa

Gabriel Guedes

Sinduscon-RS comemora mercado em alta na construção civil no Estado

publicidade

A construção civil retomou as atividades em 10 de agosto e apesar de restrições devido aos protocolos de prevenção ao coronavírus, o mercado segue em alta, segundo avaliação do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). Sem mudanças significativas nas medidas, o setor vive um período de estabilidade nas suas operações, o que está sendo “extremamente positivo”, segundo o presidente da entidade, Aquiles Dal Molin Junior, colocando o segmento numa posição equivalente à do pré-pandemia.

“Há uma procura bastante significativa por imóveis. Vendas estão acontecendo. Em termos de mercado, está muito bom. Em produção, praticamente não se tem mais restrições da pandemia”, aponta.

O cenário que se criou com a pandemia, acabou ainda favorecendo o mercado, em uma combinação de novas demandas de clientes, acesso facilitado ao crédito e necessidade de diversificação de investimentos. “A pandemia forçou as pessoas a entenderem que deveriam melhorar a qualidade de vida. Aí depois, junto a este desejo, veio a questão do financiamento imobiliário, com o crédito sendo muito facilitado e com bancos privados acompanhando os públicos na menor burocracia e juros mais baixos. Soma-se ainda às aplicações financeiras de renda fixa, que não estão sendo atrativas, o que torna os imóveis mais atrativos na expectativa de um aquecimento do mercado em 2021”, explica Junior.

Um dos legados deixados pela pandemia, foi a digitalização do processo de aquisição do consumidor. Hoje é possível conhecer um imóvel virtualmente e praticamente encaminhar a compra pela web. “A virtualização das vendas está tendo um bom resultado. Está tendo uma procura muito grande. Mas ainda a venda efetiva acaba não sendo virtual, como as assinaturas dos contratos”, resume.

Outra preocupação da construção civil era o temor de um retrocesso nas medidas de prevenção da Covid-19, voltando a restringir as atividades, o que não aconteceu até o momento. Mas para evitar novos contratempos, o presidente do Sinduscon garante que as associadas não têm relaxado nos protocolos para a doença. “Continuamos com muito rigorismo nos protocolos de prevenção da Covid. E estamos tendo uma baixíssima quantidade de casos”, assegura.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895