Ministério de Minas e Energia garante que monitora estoques do diesel

Ministério de Minas e Energia garante que monitora estoques do diesel

Pasta emitiu nota em resposta a carta enviada pela Petrobras

Agência Brasil

Distribuidoras venderam em setembro volume de diesel 10,7% acima do verificado no mesmo período de 2019

publicidade

O Ministério de Minas e Energia (MME) se manifestou por meio de nota, nesta sexta-feira, e esclareceu que está atento ao abastecimento nacional de combustíveis desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia. De acordo com a Pasta, os estoques de óleo diesel S10 somados com a produção nacional garantem o suprimento do mercado brasileiro por 38 dias.

“Em outras palavras, se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o país por 38 dias. Além disso, desde o início da intensificação do monitoramento do abastecimento pelo Governo Federal, a autonomia de óleo diesel aumentou de 30 para 38 dias em termos de dias de importação (aumento de 26,7%)”, detalha o comunicado. O Ministério se manifestou em resposta à carta enviada pela Petrobras, na última quarta-feira, que trata de uma possível dificuldade de abastecimento de diesel no país.

Segundo o Ministério, foram adotadas medidas “imediatas” para intensificar o monitoramento da logística e oferta de “petróleo, gás natural e seus derivados, nos mercados doméstico e internacional”. Ainda segundo a nota, o Ministério, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) criou, em março deste ano, um Comitê Setorial de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis para acompanhamento da situação do suprimento do diesel.

“O Ministério de Minas e Energia segue atento aos movimentos do mercado doméstico e internacional, mantendo o monitoramento de forma intensa e constante para adotar medidas tempestivas em conjunto com os demais órgãos governamentais nas esferas das suas respectivas competências, conforme a evolução do cenário”, finaliza a nota.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895