Ministra confirma devolução de frango com salmonella por Reino Unido
capa

Ministra confirma devolução de frango com salmonella por Reino Unido

Segundo ministra, 17 containers foram devolvidos, sendo um por problemas de refrigeração

Por
Agência Brasil

Ministra informou que carne devolvida pode ser utilizada no mercado brasileiro

publicidade

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, confirmou que o Reino Unido devolveu 1,4 mil toneladas de frango ao Brasil em razão de ter sido detectada a presença de samonella nos produtos. Ela abordou o caso em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, em Brasília.

A informação da devolução da exportação foi noticiada pelo jornal britânico The Guardian a partir de uma investigação que envolveu a ONG Repórter Brasil. 

De acordo com a ministra, 17 containers foram devolvidos, sendo 16 em razão da detecção de salmonella e um por problemas de refrigeração. Ela argumentou que esse tipo de medida é comum e ocorre na exportação a outros países.

Tereza Cristina argumentou que as devoluções representam um percentual baixo perto do volume comercializado pelo país. "A quantidade de exportação do frango brasileiro é enorme. Só 17 containers vieram com salmonella. Dois tipos só que têm problema para humanos. Isso [a denúncia] é desserviço aos produtos brasileiros", declarou.

A ministra informou que com a devolução a carne pode ser utilizada no mercado brasileiro. A assessoria do órgão acrescentou à Agência Brasil que esses frangos terão de ser termoprocessados para ser comercializados, não podendo ser vendidos crus, situação em que podem contaminar quem as consome ou manipula nessas condições.