Ministro de Minas e Energia se reúne com Guedes nesta segunda

Ministro de Minas e Energia se reúne com Guedes nesta segunda

A reunião é do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com objetivo de discutir combustível.

R7

publicidade

O ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, reúne-se nesta segunda-feira com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no prédio da pasta, em Brasília. Apesar do cenário de crise hídrica e energética grave, a questão não deve marcar a pauta oficialmente. A reunião é do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com objetivo de discutir combustível.

Albuquerque fez um pronunciamento na semana passada dizendo que a escassez de água se agravou e ressaltando a importância de reduzir o consumo. Apesar do cenário crítico, ele ainda descarta racionamento de energia, algo que não aconteceu pela última vez em 2001. "Hoje, eu me dirijo novamente a todos para informar que a nossa condição hidroenergética se agravou. O período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado", disse.

No mesmo dia, foi anunciado novo aumento de 6,78% na conta de energia elétrica, com a implementação de uma bandeira inédita, chamada de bandeira "Escassez Hídrica". Essa nova taxa, de R$ 14,20/100kWh, é quase 50% acima da bandeira atual. Ela começou a valer em setembro e vai até abril de 2022.

Com isso, o cenário econômico preocupa, visto que o aumento empurra ainda mais a inflação. Guedes, entretanto, minimizou, em uma declaração que gerou muitas críticas.
"Se no ano passado, que era o caos, nós nos organizamos e atravessamos, por que nós vamos ter medo agora? Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?", disse, no último dia 26.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895