No ano da COP no Brasil: Fórum de Energias Renováveis 2025 será no Dia do Meio Ambiente

No ano da COP no Brasil: Fórum de Energias Renováveis 2025 será no Dia do Meio Ambiente

Evento reúne empresários e autoridades para discutir a ampliação dos modais elétricos de fonte renovável no Rio Grande do Sul

Vitória Miranda

Edição de 2024 abordou potencial do setor de renováveis em contribuir para a retomada econômica do estado após enchentes.

publicidade

O 5º Fórum de Energias Renováveis já tem data para acontecer, 5 de junho de 2025, agenda em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento do Sindicato de Energias Renováveis do RS, em parceria com o Correio do Povo, já é tradicional no calendário do setor elétrico gaúcho e se consolida com a 5ª edição consecutiva. O fórum vai debater soluções para alavancar os modais elétricos de fonte renovável no Rio Grande do Sul.

Segundo a presidente do Sindienergia RS, Daniela Cardeal, os assuntos que permearão o fórum serão autoprodução energética, modelos de licenciamento, oportunidades de conexão, restrições e mercados possíveis para as fontes renováveis no estado.

O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Correio do Povo e pode ser assistido de forma presencial mediante inscrição prévia, que será divulgada próximo à data.

“Vamos mostrar como o mercado gaúcho está se comportando e como investimentos associados às energias renováveis podem aumentar a competitividade no estado e trazer segurança no fornecimento de energia”, completou Cardeal.

Nesta edição, os painelistas ainda abordarão o potencial do setor de renováveis em contribuir para a reconstrução econômica do Estado após as enchentes, dando sequência ao debate que esteve em destaque na edição anterior.

COP no Brasil

A 5ª edição do Fórum de Energias Renováveis se dará no mesmo ano em que a COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será realizada no Brasil. O evento será no final do ano, em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025.

Segundo o Sindienergia RS, a COP estará presente nos debates do Fórum de Energias Renováveis.

“O fórum vai abordar o desenvolvimento das COPs e como o Brasil está contribuindo na transição energética mundial. Queremos apresentar dados importantes, por exemplo, teremos a entrega do último Atlas que estávamos esperando sobre os recursos hidroenergéticos do estado, que fecha uma coletânea de quatro atlas do Governo do Estado”, adiantou Cardeal.

“A gente verifica que a sociedade já tem interesse de continuar recebendo essas informações, o tema está muito aderente. Precisamos falar um pouco mais sobre transição energética e mostrar como isso realmente reflete no nosso cotidiano”, complementou Cardeal.


Saiba o que é nanoempreendedor, nova categoria criada pela reforma tributária

Classificação pode beneficiar profissionais que faturam até R$ 40,5 mil ao ano

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895