Parecer prévio do TCE indica aprovação de contas de 2020 do governo do RS

Parecer prévio do TCE indica aprovação de contas de 2020 do governo do RS

Texto será encaminhado para a Assembleia Legislativa para análise final

Correio do Povo

Parecer indicou aprovação de contas do governo do RS

publicidade

O Tribunal de Contas do Estado indicou, após sessão plenária realizada nesta segunda-feira, a aprovação das contas referentes ao ano de 2020 do Governo do Estado. Após tramitação interna, o parecer será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado, a quem cabe análise final.

O voto do relator, o  conselheiro Alexandre Postal, foi acompanhado na íntegra pelos conselheiros Algir Lorenzon, Marco Peixoto, Iradir Pietroski e Renato Azeredo. Em seu relatório, Postal realizou a análise das contas por área temática. Em relação à Gestão Previdenciária, destacou a dificuldade do gestor em manter em dia os recolhimentos patronais ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado, e recomendou que o governador adote medidas para corrigir as irregularidades detectadas, que serão verificadas pelo TCE-RS em futura auditoria.

Em relação à Saúde, a recomendação do relator foi para que o governador observe os critérios empregados na apuração dos valores aplicados em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS). O voto também considerou ações empregadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, e os repasses a hospitais e às demandas de saúde. 

Postal falou sobre as crises sanitária, política e social causadas pela pandemia de Covid-19 como um desafio para a gestão governamental, agravando a complexidade da resolução de temas pendentes de administrações anteriores. “Nesse cenário, as ações levadas a efeito pelo Governo do Estado devem ser avaliadas sopesando-se os obstáculos, as dificuldades reais e as exigências das políticas públicas sob seu encargo”, destacou.

A sessão foi comandada pelo presidente do TCE-RS, conselheiro Estilac Xavier, e também contou com a participação dos conselheiros substitutos Ana Warpechowski, Daniela Zago, Letícia Ramos, Heloísa Piccinini, Alexandre Mariotti e Roberto Loureiro, do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo da Camino, e do procurador do Estado junto ao Tribunal de Contas, Euzébio Ruschel.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895