Petroleiros alertam sobre risco de desabastecimento de diesel

Petroleiros alertam sobre risco de desabastecimento de diesel

A demanda tende a aumentar a partir do segundo semestre, com o aumento da safra agrícola e maior circulação de caminhões

R7

publicidade

A FUP (Federação Única dos Petroleiros) alerta que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no início do segundo semestre deste ano, em função da prevista escassez de oferta no mercado internacional e do baixo nível dos estoques mundiais.

O país é autossuficiente na produção de petróleo, mas importa atualmente cerca de 25% de suas necessidades de diesel no mercado interno, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), devido à baixa utilização das refinarias brasileiras e a não conclusão de obras importantes no setor.

A demanda tende a aumentar a partir de junho e julho com o aumento da safra agrícola, a maior circulação de caminhões e a esperada retomada do consumo no período pós pandemia da Covid-19. Segundo a FUP, a dependência pelo produto importado revela o equívoco da política do governo federal, que não criou novas refinarias, reduziu investimentos no setor do refino e decidiu vender unidades da Petrobras.

“Uma política de desmonte que, com base na política de preço de paridade de importação de combustíveis, contribuiu para a escalada da inflação, atualmente em 12% ao ano”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Ele destaca que o fornecimento de diesel tornou-se tema de grave preocupação desde que as sanções contra a Rússia alteraram o comércio de combustível. “A Índia está produzindo diesel com petróleo russo e exportando para a Ásia e Brasil. Porém, grande parte do diesel importado pelo Brasil, cerca de 80%, é fornecido pelos Estados Unidos, que estão mandando muito produto para a Europa. Há possibilidade real de faltar diesel no mercado brasileiro ou de o preço desse combustível explodir no país”, ressalta Bacelar.

Para o dirigente da FUP, a ameaça de desabastecimento de diesel no mercado doméstico a menos de cinco meses das eleições presidenciais levou Bolsonaro ao desespero, e é o pano fundo da quarta troca de presidente da Petrobrás e do balão de ensaio da proposta governamental de congelamento de preço do produto por 100 dias, numa tentativa de evitar maiores explosões da inflação.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895