PGR deve abrir investigação preliminar contra Guedes após "Pandora Papers"

PGR deve abrir investigação preliminar contra Guedes após "Pandora Papers"

Ações protocoladas no Supremo devem ser encaminhadas à cúpula do Ministério Público para orientar apurações


R7

Ministro mantém offshore em paraíso fiscal

publicidade

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve abrir investigação preliminar contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, a fim de avaliar eventuais irregularidades na manutenção de uma empresa offshore em um paraíso fiscal no exterior. Guedes é dono da Dreadnoughts Internacional, fundada nas Ilhas Virgens Britânicas.

Pelo menos três representações contra o ministro foram protocoladas no Supremo Tribunal Federal (STF). A existência da empresa foi relevada pela investigação "Pandora Papers" realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Em 2014, no época da abertura, a empresa tinha um capital de U$ 8,5 milhões.

Um ano depois, em 2015, houve outro investimento, de U$ 1,5 milhões. A companhia se valorizou pelo menos U$ 14,3 milhões desde à época, com as altas no preço do dólar no Brasil. Paulo Guedes alega que a existência deste tipo de negócio foi informada à Comissão de Ética Pública e à Receita Federal.

As ações apresentadas no Supremo acusam o ministro da Economia de tráfico de influência e advocacia administrativa. Procurada pelo R7, a PGR informou que qualquer representação sobre o caso que chegar no órgão será alvo de apuração preliminar.

"Qualquer representação relacionada ao caso que chegar à PGR será objeto de procedimento preliminar de investigação e será devidamente apurada pelo setor competente", informa a nota. O caminho jurídico natural das ações protocoladas no Supremo é o envio à Procuradoria-Geral da República.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895