PIB do Rio Grande do Sul cresce 2% em 2019

PIB do Rio Grande do Sul cresce 2% em 2019

Índice no Estado foi puxado pelo desempenho da agropecuária

Correio do Povo

Agropecuária apresentou crescimento

publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 2% em 2019, conforme dados do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), divulgados nesta quarta-feira. O resultado é superior ao do país, cuja economia cresceu 1,1% no ano passado. O índice no Estado foi puxado pelo desempenho da agropecuária, que teve crescimento de 6,2% – o maior entre os cinco grupos estudados. 

Os destaques ficam para os aumentos das produções de trigo (+30,6%), milho (25,9%) e soja (5,5%). A lavoura de arroz (-14,6%) e a produção de uva (-19,1%) estão entre os destaques negativos. Em nível estadual, todos os setores fecharam de forma positiva: Impostos (1,9%), Valor Adicionado Bruto (2%), Indústria (1,5%) e Serviços (1,6%).

Também foram divulgados nesta manhã os resultados referentes ao quarto trimestre de 2019, que teve uma queda de 0,3%. Isso ocorreu principalmente pelo baixo desempenho da indústria (-3,9%). No período, agropecuária e serviços (+1,5%) registraram os melhores números. No país, no quarto trimestre, o PIB acumulou alta de 1,7%. 

De acordo com os pesquisadores do DEE, o resultado do último trimestre já era esperado. A indústria enfrentou forte desaceleração no período, especialmente o segmento de veículos automotores e o de máquinas e equipamentos, que tinham uma alta base de comparação em relação a 2018.

“A desaceleração em segmentos da indústria com forte representatividade na economia do Rio Grande do Sul já vinha sendo sinalizada pelos indicadores mensais e acabou confirmada. A alta na produção de trigo permitiu minimizar o impacto nos números finais”, destacou o analista do departamento, Martinho Lazzari

 

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895