PIB do RS cresce 3,8% no primeiro semestre

PIB do RS cresce 3,8% no primeiro semestre

Desempenho foi puxado especialmente pela agropecuária, porém expansão deve diminuir o ritmo

Correio do Povo

Colheita de soja favoreceu expansão do PIB gaúcho no primeiro semestre

publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 3,8% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o período semelhante de 2018. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira, pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). 

O desempenho foi bastante puxado pela agropecuária, que cresceu 7,2% (impulsionada pelas safras de soja e milho), e da indústria, com crescimento de 5,5% – destaque para a fabricação de veículos, de implementos e produtos químicos. No segundo trimestre, o PIB do RS aumentou 1,4%.

Foi o maior crescimento para o primeiro semestre desde 2013. O resultado, entretanto, deve ser comemorado com cautela, de acordo com os pesquisadores, em razão dos fatores na comparação com 2018, como a greve dos caminhoneiros e à estiagem. 

Com o resultado, o Rio Grande do Sul alcançou o quarto trimestre consecutivo de crescimento do PIB. No entanto, a tendência é de que este número diminua a partir deste trimestre. “Em parte porque a influência da agropecuária se concentra na primeira parte do ano, e também porque os indicadores mais recentes da indústria já sinalizam uma certa desaceleração em alguns segmentos”, explicou a chefe da Divisão de Indicadores Estruturais do DEE, Vanessa Sulzbach. 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895