Porto Alegre registra maior deflação do país com redução de 0,41%, diz IBGE

Porto Alegre registra maior deflação do país com redução de 0,41%, diz IBGE

Segundo instituto, resultado foi puxado pela queda dos preços dos combustíveis e das frutas

Correio do Povo

A bergamota é quase um símbolo do inverno para os gaúchos

publicidade

Entre as capitais pesquisadas para a composição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Porto Alegre registrou a maior deflação do país no mês de junho. O IPCA, considerado o indicador de inflação oficial calculado pelo IBGE, ficou em -0,41%. Nacionalmente, o índice teve aumento de 0,01%. Apesar do resultado positivo, a inflação acumulada do ano é de 1,97%. Em 12 meses, chega a 3,07%.

Na região Metropolitana de Porto Alegre, o IPCA foi influenciado pela queda nos preços das frutas e da gasolina, em especial. Os valores dos gêneros alimentícios - frutas e feijão carioca - vinham caindo nos últimos três meses.

O maior impacto na inflação foi detectado pela queda do preço da gasolina. No país, o combustível ficou 2,04% mais barato, em média. Na região Metropolitana de Porto Alegre, o insumo teve queda 4,66% em relação ao mês de maio, contribuindo decisivamente para puxar a inflação para baixo.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895