Porto Alegre tem segunda maior variação da prévia da inflação em dezembro, aponta IBGE

Porto Alegre tem segunda maior variação da prévia da inflação em dezembro, aponta IBGE

Capital gaúcha também tem a quarta maior variação no IPCA-15 dos últimos três meses

Correio do Povo

publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quinta-feira os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), a prévia da inflação, e Porto Alegre aparece como a segunda região do Brasil com a maior variação no mês de dezembro (0,97%), maior que média nacional no mesmo período (0,78%), de acordo com o levantamento. O IPCA-15 da capital gaúcha, no entanto, vem caindo nos últimos meses, já que passou de 1,20% em outubro, para 1,15% em novembro até baixar da casa de um digito neste mês.  

Em dezembro, Porto Alegre só não teve variação maior do que Salvador, na Bahia, que apresentou índice de 1,13%. Em seguida, logo atrás da Capital gaúcha, aparece São Paulo, com 0,86%, e Recife, onde indicadores registrara, 0,85%. 

No acumulado dos três últimos meses, Porto Alegre teve a quarta maior variação da inflação (3,36%), atrás de Goiânia, com 3,59%, além de Curitiba e Salvador, com índices de 3,63% e 3,75%, respectivamente. 

Influência do preço dos combustíveis 

No país, a alta do IPCA-15 foi influenciada, principalmente, pelos preços dos combustíveis (+3,4%) e, em particular, da gasolina (+3,28%). Além disso, os preços do etanol (+4,54%) e do óleo diesel (+2,22%) também subiram, embora as variações tenham sido menores que as do mês anterior (7,08% e 8,23%, respectivamente).

Os preços dos automóveis novos (+2,11%) e usados (+1,28%) também seguiram em alta. Outro destaque do mês foram as passagens aéreas (+10,07%), que voltaram a subir após o recuo de 6,34% observado em novembro.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895