Principais bancos britânicos não pagarão dividendos este ano por pandemia

Principais bancos britânicos não pagarão dividendos este ano por pandemia

Decisão foi tomada após pedido do do Banco da Inglaterra

AFP

Instituições também vão renunciar a seus programas de compra de ações para preservar sua liquidez em plena crise do coronavírus.

publicidade

Os principais bancos britânicos anunciaram nesta quarta-feira, atendendo à solicitação do Banco da Inglaterra (BoE), que não pagarão dividendos este ano e que vão renunciar a seus programas de compra de ações para preservar sua liquidez em plena crise do coronavírus. Como consequência, as ações do setor caíram fortemente. Em um mercado londrino que caía 4%, o HSBC perdia 9%; Standard Chartered, 7%; e Lloyds e RBS, 5% cada um.

"Para ajudar os clientes do Barclays a responderem às necessidades de empresas e lares para superarem as dificuldades causadas pela Covid-19", o banco não pagará qualquer dividendo e não comprará ações em 2020, informou a entidade em um comunicado.

Além disso, "em resposta a um pedido" do BoE, o Barclays "concordou em cancelar o dividendo de 6 pence por ação para 2019 que devia ser pago em 3 de abril". Já o HSBC disse lamentar "o impacto que o cancelamento" do pagamento de dividendos "terá nos nossos acionistas, incluindo (os pequenos acionistas) em Hong Kong, no Reino Unido e em outros lugares".

Lloyds Bank, Standard Chartered e Royal Bank of Scotland tomaram a mesma decisão, segundo comunicados divulgados nesta quarta. Na nota, estas instituições insistem em que seus balanços são saudáveis e têm confortáveis reservas de liquidez. O Banco da Inglaterra "acolheu com satisfação" esta decisão de suspender dividendos e compra de ações até o fim do ano e disse esperar que as entidades "não paguem bônus em dinheiro aos altos executivos".


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895