Produção de veículos cai 3,9% em relação a igual período de 2019, diz Anfavea
capa

Produção de veículos cai 3,9% em relação a igual período de 2019, diz Anfavea

Em janeiro deste ano, foram produzidas 191,4 mil unidades do setor

Por
AE

Em comparação com mesmo período de 2019, produção de veículos no Brasil caiu 3,9%

publicidade

A produção de veículos caiu 3,9% em janeiro ante igual mês do ano passado, informou nesta quinta-feira a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram produzidas 191,4 mil unidades no primeiro mês do ano, em balanço que soma os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume, se comparado a dezembro do ano passado, representa alta de 12,2%.

O crescimento já era esperado, pois, no último mês de cada ano, as fábricas costumam suspender as operações para dar férias coletivas aos funcionários. Também houve recuo nas exportações. O número de veículos vendidos ao exterior atingiu 20 mil unidades em janeiro, contração de 20% em relação a igual mês do ano passado e de 30,9% na comparação com dezembro.

Mercado doméstico

No mercado doméstico, os números da Anfavea confirmam os que foram divulgados pela Fenabrave na última terça-feira. Foram emplacados 193,4 mil veículos, retração de 3,2% ante o volume de janeiro do ano passado e de 26,3% sobre o número de dezembro.

O balanço mostra, contudo, que as montadoras começaram com criação de vagas de emprego. Foram gerados 309 postos de trabalho no primeiro mês do ano. Em 12 meses, porém, o saldo ainda é negativo, com o fechamento de 4.548 vagas. O setor terminou janeiro com 125.905 funcionários, queda de 3,5% em relação a janeiro do ano passado.