Produção, vendas e exportação de veículos sobem em março, diz Anfavea

Produção, vendas e exportação de veículos sobem em março, diz Anfavea

Resultado, embora positivo, foi prejudicado pelo agravamento da crise sanitária

AE

Produção de veículos subiu 1,7% na passagem de fevereiro para março

publicidade

Num mês marcado por paradas de linha causadas pelo agravamento da pandemia, a produção de veículos subiu 1,7% na passagem de fevereiro para março. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 200,3 mil unidades saíram das linhas de montagem no mês passado, 5,5% acima do mesmo período de 2020, conforme balanço apresentado na manhã desta quarta-feira, 7, pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras.

O resultado, embora positivo, foi prejudicado pelo agravamento da crise sanitária, que levou a maioria das montadoras a suspender a produção na semana passada, além da falta de peças nas fábricas.

No acumulado do primeiro trimestre, as montadoras produziram 597,8 mil veículos, alta de 2% frente aos três primeiros meses do ano passado.

Veja Também

Vendas

Mesmo com as concessionárias fechadas em mercados importantes, como São Paulo e Rio de Janeiro, em razão das restriçõesdo combate à pandemia, as vendas de veículos subiram 13,1% na passagem de fevereiro para março, chegando a 189,4 mil unidades.

O número representa um crescimento de 15,7% ante março de 2020, mas não impediu a queda, de 5,4%, dos emplacamentos no primeiro trimestre. Esse recuo seria maior não fosse o crescimento de 29,5% das vendas de caminhões, puxadas pelo transporte da safra agrícola.

Ao comentar o resultado, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse que as vendas de março foram beneficiadas por três dias a mais de venda, o que compensou a queda da média diária na comparação com fevereiro. Além disso, diferentemente de março de 2020, quando a economia sentiu os primeiros efeitos da pandemia, as vendas não despencaram nas duas últimas semanas do mês passado.

"É um resultado aceitável considerando a situação. Aprendemos com a pandemia e estamos usando outras ferramentas de venda", disse Moraes, referindo-se ao canal de vendas digitais, que tem atenuado os efeitos do distanciamento social e do fechamento de revendas.

Exportações

As exportações das montadoras - um total de 36,8 mil veículos em março - marcaram alta de 11,2% em relação a fevereiro. Frente a março de 2020, os embarques foram ampliados em 19,5%. No primeiro trimestre, as exportações, que têm a Argentina como principal destino, tiveram alta de 7,6%, para 95,8 mil unidades.

O levantamento da Anfavea mostra ainda que a indústria de veículos abriu 43 vagas de trabalho no mês passado, que terminou com as montadoras empregando diretamente 104,7 mil pessoas.

A exemplo dos últimos dois meses, a Anfavea segue sem divulgar os resultados de suas associadas no setor de tratores agrícolas e máquinas de construção. O motivo é a atualização que está sendo feita na série estatística após o desligamento da John Deere da associação.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895