Ranking da Forbes indica Bill Gates como mais rico da tecnologia

Ranking da Forbes indica Bill Gates como mais rico da tecnologia

Criador do Facebook, Mark Zuckerberg é o quarto colocado da lista

AFP

Bill Gates é o mais rico da tecnologia segundo o ranking da Forbes

publicidade

O bilionário e filantropo americano Bill Gates, fundador da Microsoft, é o mais rico do ramo da tecnologia. O ranking da revista Forbes, publicado nesta quarta-feira, mostra Gates com folga no primeiro posto, tendo acumulado 79,6 bilhões de dólares.

A lista revela que 51 das 100 maiores fortunas da área tecnológica estão nos Estados Unidos, 33 na Ásia e oito na Europa. Não há brasileiros no ranking. O total acumulado pelo top 100 é  de 842,900 bilhões de dólares, e nenhum membro da lista tem menos de 2 bilhões de dólares.

Gates lidera a lista com 79,6 bilhões de dólares, seguido pelo fundador da Oracle, Larry Ellison, com 50 bilhões. A grande surpresa foi Norman Bezos, na terceira posição. Sua fortuna cresceu em 13 bilhões este ano graças à alta da Amazon, totalizando 47,8 bilhões de dólares, segundo a Forbes.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ocupa a quarta posição, com 41,2 bilhões de dólares, seguido pelos fundadores do Google, Larry Page (33,4 bi) e Sergey Brin (32,8 bi). Na sétima posição aparece o fundador do Alibaba, Jack Ma, com 23,2 bilhões de dólares (o mais rico dos dez chineses da lista), seguido por Steve Ballmer, ex-chefe executivo da Microsoft, com 22,7 bilhões.

Laurene Powell Jobs, viúva do fundador da Apple, Steve Jobs, ocupa a nona posição, com 21,4 bi, à frente do fundador da companhia de computadores Michael Dell, décimo colocado, com 19,4 bilhões de dólares. O mais jovem integrante da lista é o fundador do Snapchat, Evan Spiegel, que com apenas 25 anos tem uma fortuna de 2,1 bilhões de dólares. Entre os 100 primeiros da lista, 94 criaram suas próprias empresas, três herdaram as fortunas e outros três expandiram seu legado.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895