Região Sul tem menor número de inadimplentes em 2018

Região Sul tem menor número de inadimplentes em 2018

Ao todo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina fecharam o ano com 8,29 milhões e consumidores negativados

Correio do Povo

Inadimplência cresceu 4,41% no país em 2018

publicidade

A Região Sul encerrou 2018 com 8,29 milhões de consumidores negativados, ou seja, com contas em atraso e o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número corresponde a 36,4% da população adulta do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, registrando um viés de alta de 1,8% no confronto com 2017. No país, conforme o Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o último levantamento terminou com 62,6 milhões de inadimplentes, um crescimento de 4,41% em comparação com 2017.

Apesar da elevação apurada, a análise mostra que a Região Sul tem o menor percentual da população adulta com CPF negativado, atrás da região Norte com 46,5%, Centro-Oeste com 42,3%, Nordeste com 41,8% e Sudeste com 40%.

• Comércio varejista cresceu 2,9% de outubro para novembro, diz IBGE

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch, os números de 2018 mostram que o ano foi extremamente difícil para as famílias honrarem compromissos.

“Apesar de avanços, a geração de empregos e de renda ainda não atingiu patamares que permitam aos brasileiros terem condições para quitarem seus débitos. Assim, muitos optam por pagar o que é mais urgente e acabam tendo seus CPFs restringidos”.

Koch espera que 2019 traga condições para que um maior número de pessoas deixe a inadimplência, com o Brasil vivendo uma melhora econômica mais robusta, sedimentada na geração de emprego e em maior renda. Além disso, é preciso que a população aprenda a gerenciar melhor as finanças e evite ficar com o CPF negativado.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895