RS firma protocolo para criar dois novos polos tecnológicos

RS firma protocolo para criar dois novos polos tecnológicos

Investimentos serão destinados ao Vale do Jaguari e à região do Alto da Serra do Botucaraí

Correio do Povo

publicidade

A entrega do protocolo de intenções da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) para formalização de dois novos polos de ciência e tecnologia no Estado ocorreu na manhã desta quinta-feira, no Palácio Piratini. O governador em exercício, Beto Grill, e o titular da pasta, Cleber Prodanov, assinaram a ata dos documentos que destinarão investimentos ao Vale do Jaguari e ao Alto da Serra do Botucaraí. O Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, criado há 23 anos, agora conta com 25 polos em 23 regiões do Estado.

Para Prodanov, este é um momento muito importante para o desenvolvimento local e regional. "Nossa meta é implantar, até o fim da gestão, polos em todas as regiões do Estado, entendendo que a pesquisa e a inovação serão ferramentas essenciais para o crescimento", enfatizou.

O gestor do novo Polo do Alto da Serra do Botucaraí e diretor da unidade da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Soledade, Idioney Oliveira Vieira, destacou a parceria dos técnicos da SCIT na realização dessa meta de crescimento para a região. Ele também detalhou as áreas que receberão investimentos. "O polo local vai atuar em três áreas prioritárias: agricultura e alimentos; turismo e pedras; gemas e joias", relatou.

Já o Polo do Vale do Jaguari, representado na ocasião por André Petry, terá as seguintes áreas de atuação: agropecuária e agroindústria; engenharia agrícola e florestal; arquitetura e moveleira; tecnologia da informação e saúde e turismo. A gestão do polo será da Universidade Regional Integrada (URI), por meio do Campus do município de Santiago.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895