Secretário de Guedes é o mais cotado para assumir a Petrobras

Secretário de Guedes é o mais cotado para assumir a Petrobras

Bolsonaro se reuniu com ministro de Minas e Energia para discutir o assunto na tarde desta terça-feira

R7

publicidade

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na tarde desta terça-feira. No encontro, o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, apareceu como o principal nome a ser indicado para ocupar o comando da Petrobras.

Ele é visto como alguém próximo e fiel ao governo, que aceitaria realizar mudanças na empresa, inclusive na política de preços dos combustíveis. O Executivo avalia que o valor do litro da gasolina e do diesel, que sofrem constantes aumentos e poucas quedas, é um entrave para Bolsonaro no ano eleitoral.

Caio ganhou espaço no governo ao atuar na digitalização de serviços reunidos no sistema Gov.br. No entanto, o temor é de que ele seja barrado pelo conselho da estatal, que se reúne na próxima quarta-feira.

O secretário não tem experiência na área de petróleo e gás, o que vai contra um dos itens da Política de Indicação de Membros da Alta Administração do Conselho Fiscal da empresa. O item quatro aponta como requisito para ingressar no cargo “conhecimentos específicos no setor de energia”.

Caio é formado em comunicação social pela Unip (Universidade Paulista), tem pós-graduação em administração e gestão pela Universidade de Harvard e mestrado em administração de empresas pela Universidade Duke, localizada nos Estados Unidos. Ele foi diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

No encontro com o presidente, o nome de Caio foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, assim como os riscos e benefícios de indicá-lo. No entanto, outros nomes também foram ventilados, inclusive a hipótese de colocar mais um militar a frente da estatal.

Para que o governo não enfrente nova recusa, como a do economista Adriano Pires, que declinou do convite para ser presidente da Petrobras, o governo pretende antes conversar com o indicado e só enviar o nome para aprovação com o aval do candidato.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895