Setor de locação de veículos tem retomada acelerada mesmo com a pandemia

Setor de locação de veículos tem retomada acelerada mesmo com a pandemia

Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis diz que segmento está completamente recuperado 


Sidney de Jesus

Setor de locação continua promissor com uma retomada acelerada nos negócios

publicidade

Apesar do impacto da pandemia do coronavírus, que entre a segunda quinzena de março e a última semana de maio fez com que muitas locadoras de veículos tivessem uma redução de mais de 90% na demanda de locação de carros, o setor de locação continua promissor com uma retomada acelerada nos negócios, afirma a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).  

De acordo com a ABLA, atualmente o setor está recuperado, mas em função da desmobilização de ativos para empresas terem capital de giro, e a falta de carros nas montadoras, o total atualmente é de 430 mil veículos. “O aluguel diário, conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação da ABLA corresponde a 48% do uso da frota total de 997. 416 veículos do setor”, afirma o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Miguel Jr, lembrando que a Associação estimava que cerca de 200 mil veículos eram utilizados por motoristas de aplicativo. “Também no mesmo período, a queda foi de 80% do volume, resultando em cerca de 160 mil carros devolvidos. Hoje, o segmento está completamente recuperado e com o mesmo volume”, destacou o presidente. 

Segundo ainda a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, na modalidade de terceirização de veículos, houve queda de 20% no total de 518.656 veículos, ou seja, 103.731 veículos foram devolvidos. “A modalidade também está completamente recuperada”, ressaltou Paulo Miguel Jr, que enfatizou que a demanda dos motoristas de aluguel é crescente e urgente. “Muitas locadoras de veículos estão com fila de espera de profissionais que aguardam a chegada de novos carros para iniciar a atividade”, revelou. 

“Até o mês de julho foi um período catastrófico para as locadoras de veículos. As tarifas estavam quase de graça e mesmo assim não tínhamos saída de carros, inclusive para motoristas de APP.  Foram muitas devoluções, pois eles não tinham movimento para poder pagar a locação. Com isso, tivemos uma redução de mais de 70% no aluguel de automóveis”, informa o gerente da Alternativacar, localizada no bairro São João, na Capital,  Anderson França. Ele destaca, porém, que a partir de agosto, mesmo com a pandemia, o mercado deu um pulo de 80% na locação de veículos. 

“Nossa frota é de 250 carros. Hoje, estamos com uma saída de veículos muito boa. Praticamente toda a semana o pátio fica vazio. Nesse mês de dezembro já estamos com todos os carros alugados praticamente. A tendência é continuar assim”, revelou o gerente, lembrando que 80% das locações atuais são de turistas que querem ir para Gramado.  

 


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895