Setor de serviços avança 2,6% em novembro, a sexta alta seguida, diz IBGE

Setor de serviços avança 2,6% em novembro, a sexta alta seguida, diz IBGE

Com resultado, setor acumula crescimento de 19,2%, o que ainda não reverte perdas por conta da pandemia

R7

Setor de serviços cresce 2,6% em novembro

publicidade

O setor de serviços avançou 2,6% em novembro, o que marca o sexto mês consecutivo de alta. Os dados constam da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

O ganho acumulado dos últimos meses soma 19,2%, no entanto, resultado ainda é insuficiente para compensar perdas entre os meses de fevereiro e maio do setor, por conta da pandemia do novo coronavírus, e se encontra 3,2% abaixo do patamar do patamar de fevereiro.

Em relação a novembro de 2019, o total do volume de serviços registrou queda de 4,8%, o que marca a nona taxa negativa seguida neste índice. Já no acumulado no ano, a queda é de 8,3% em comparação com o mesmo período de 2019.

Em 12 meses, a baixa de 7,4% mantém, segundo o IBGE, "a trajetória descendente iniciada em janeiro", de 1,0%. "Este é o resultado negativo mais intenso desde o início da série, iniciada em dezembro de 2012 para esse indicador", afirma o instituto.

Crescimento por setores

Todas as cinco atividades que compõem o PMS apresentaram crescimento na passagem de outubro para novembro. Vale destacar o desempenho de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou crescimento de 2,4% e, especialmente, serviços prestados às famílias, que avançou 8,2%. Ambas as atividades foram as que mais sofreram com os efeitos da pandemia.

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, as atividades do setor de serviços que ainda encontram dificuldades para se recuperar, são justamente aquelas que pressupõem atendimento presencial, por isso o setor ainda não conseguiu recuperar perdas oriundas da pandemia.

“Atividades como restaurantes, hotéis, serviços prestados à família de uma maneira geral e transporte de passageiros — seja o aéreo, o rodoviário e ou o metroviário — até mostraram melhoras, mas a necessidade de isolamento social ainda não permitiu o setor voltar ao patamar pré-pandemia”, explica Lobo.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895