Supermercados brasileiros fecham 2018 com faturamento de R$ 355,7 bilhões

Supermercados brasileiros fecham 2018 com faturamento de R$ 355,7 bilhões

Grupo Zaffari, único gaúcho na lista das 20 maiores empresas, aparece na 8ª posição

Cláudio Isaías

Dados foram apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto

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Os supermercados brasileiros faturaram um total de R$ 355,7 bilhões em 2018, um crescimento de 0,7% na comparação com 2017. O resultado registrado no ano passado pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os supermercadistas encerraram o ano com 89,6 mil lojas e 1,853 milhão de funcionários diretos diante dos 1,822 milhão de 2017. Os dados da 42ª edição da Pesquisa Ranking Abras/Superior foram apresentados nesta segunda-feira pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, durante entrevista coletiva no hotel Grand Mercure, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A divulgação antecedeu a Convenção da Abras 2019 que começa nesta terça-feira e segue até o dia 21 de março. O tema deste ano será "O consumidor transformando o varejo". 

O faturamento das maiores empresas supermercadistas chegou a R$ 175,6 bilhões em 2018 (19 maiores sem o Walmart Brasil que não informou os dados). Em 2017, as empresas haviam registrado um total de R$ 159,3 bilhões. O Grupo Zaffari, único gaúcho na lista das 20 maiores empresas do país, aparece na oitava posição com um faturamento bruto de R$ 5,3 bilhões no ano passado. A pesquisa foi elaborada pelo Departamento de Economia da Abras em parceria com a Nielsen.

Na primeira posição aparece o Carrefour, de São Paulo, com R$ 56,3 bilhões de lucro, seguido pelo Grupo Pão de Açúcar (SP) com R$ 53,6 bilhões; o Walmart Brasil; o Cencosud Brasil Comercial (SP); Irmãos Muffato & Cia Ltda (Paraná); SDB Comércio de Alimento Ltda (SP) e Supermercado BH Comércio de Alimentos (MG).

Segundo Sanzovo Neto, a retomada do consumo não aconteceu como o setor gostaria em 2018. "Começamos o ano bem, mas no final do segundo semestre fomos surpreendidos por uma paralisação nacional dos caminhoneiros que prejudicou o setor supermercadista e de outros  setores que impactou fortemente nos resultados da economia do Brasil", ressaltou.

O presidente da Abras afirmou que a pesquisa feita pela entidade é referência no país e serve de base para profissionais do setor, pesquisadores e estudante o que acaba por resultar na evolução dos supermercados.


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