Suspensão de empresas segue durante a semana, diz Anatel

Suspensão de empresas segue durante a semana, diz Anatel

Claro encaminhou plano de investimentos ao órgão nesta segunda-feira

AE

publicidade

Apesar de elogiar o trabalho apresentado pela Claro nesta segunda-feira, o superintendente de serviços privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, disse que a decisão do órgão de suspender as vendas de novas linhas da companhia em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo dificilmente poderá ser revertida esta semana. "A Claro mostrou que está trabalhando com afinco no sentido de cumprir a determinação da Anatel, o que é muito bom para o setor. Vamos trabalhar em conjunto durante a semana para tentarmos chegar ao melhor plano", afirmou, após reunião com o presidente da companhia, Carlos Zenteno.

A medida que suspendeu a venda de chips das operadoras foi anunciada na quarta-feira da semana passada. O motivo são as crescentes queixas dos consumidores em relação aos serviços dessas empresas. Juntas, as três empresas têm cerca de 70% do mercado de telefonia móvel no país, conforme a Anatel.

Segundo o superintendente, ainda não há prazo para a retirada da suspensão. De acordo com Ramos, as propostas encaminhadas pela operadora precisam de mais detalhamento, principalmente quanto à projeção de aumento e atendimento à demanda nos próximos dois anos. "Isso tem a ver também com os planos de serviço e a estratégia de marketing da empresa".

Além da Claro - punida em três Estados - a Oi foi suspensa em cinco e a TIM em 19 unidades da Federação. No Rio Grande do Sul, apenas a Oi está impedida de vender novas linhas telefônicas. Ramos informou que todas as empresas distribuíram avisos sobre a suspensão das vendas a partir desta segunda-feira e a fiscalização da Anatel ocorrerá nas centrais de habilitação das companhias. O órgão se reunirá com a TIM na terça-feira, às 11h, e com a Oi, no período da tarde.

Claro terá que apresentar mais dados sobre tráfego

Após a reunião, o presidente da companhia, Carlos Zenteno, afirmou que deve enviar novos dados ao órgão ainda nesta segunda-feira. "A reunião foi positiva, mas a Anatel pediu novos detalhamentos de crescimento de tráfego nos próximos anos, considerando grandes eventos e considerando as ofertas e promoções da Claro. Hoje mesmo vamos confirmar os dados e detalhar informações adicionais", disse o executivo.

Segundo ele, além dos investimentos previstos na rede para os próximos dois anos, a Claro apresentou um plano de ações, com a ampliação da plataforma de fornecedores e com a implementação até setembro de um novo sistema de remanejamento das ligações da central de atendimento. "É importante destacar que estamos cumprindo todos os indicadores de qualidade de rede. A Claro teve problemas pontuais e específicos no call center, com problemas nas entregas de alguns fornecedores", alegou Zenteno.

O presidente da Claro disse ainda que a empresa já tem prejuízos com a proibição de venda novos chips desde a 0 hora de hoje em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. "Deixar de vender é muito crítico para qualquer companhia. Por isso temos a expectativa de que a situação seja resolvida no curto prazo, sobretudo porque a Claro teve, desde sempre, uma postura proativa. Fomos a primeira companhia a apresentar planos e esperamos ser também os primeiros a resolver a situação", concluiu.

Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895