Tá na Mesa da Federasul discute a inovação, a tecnologia e a nova economia

Tá na Mesa da Federasul discute a inovação, a tecnologia e a nova economia

Secretário Luís Lamb destacou o edital Techfuturo que tem o objetivo de estimular a economia gaúcha ao investir em negócios inovadores

Cláudio Isaías

Live do Tá na Mesa da Federasul que discutiu o tema: "Inovação, tecnologia e a nova economia’’

publicidade

“A tecnologia é a transformação do conhecimento em algo que agrega valor e que gera riqueza. Estamos trabalhando no Estado para que os empreendedores possam cada vez mais crescer e que por consequência o Rio Grande do Sul também possa crescer”. A análise foi feita pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, que nesta quarta-feira participou da Live do Tá na Mesa da Federasul que discutiu o  tema: "Inovação, tecnologia e a nova economia’’.

Segundo Lamb, o governo estadual valoriza muito os empreendedores e recentemente lançou o edital Techfuturo que tem o objetivo de estimular a economia gaúcha ao investir em negócios inovadores. O evento contou ainda com a participação do sócio e vice-presidente da CWI Software, James Bajczuk.

O secretário destacou que o edital Techfuturo prevê um valor de R$ 5,6 milhões que será destinado às iniciativas voltadas à tecnologia portadora de futuro. O Techfuturo é um programa da secretaria que financiará em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Sebrae/RS.

"A iniciativa tem a proposta de financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas do Rio Grande do Sul, sejam elas de novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical, incluindo produtos premium", ressaltou.

As inovações devem promover o aumento da produtividade e competitividade, aproximando as instituições científicas e tecnológicas que desenvolvem pesquisas aplicadas nas tecnologias portadoras de futuro, com as empresas que possuem interesse econômico na sua aplicação comercial. “A inovação no centro da estratégia de desenvolvimento requer parcerias de diversos atores. O Sebrae e a Fapergs se juntaram à secretaria no edital para apoiar a inovação no Rio Grande do Sul", explicou. Lamb afirmou que o governo do Estado incentiva a parceria entre empresas e universidades para transformar a pesquisa em tecnologias, processos e produtos.

O secretário destacou ainda o decreto que instituiu o programa Produtos Premium do Rio Grande do Sul, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.  O programa pretende estimular e valorizar a estratégia de agregação de valor aos produtos, como uma alternativa de diferenciação, incentivando a incorporação de inovação e do conhecimento nas cadeias produtivas do Estado.

"A ideia é estimular e valorizar os produtos desenvolvidos no Estado que possuem alto valor agregado, evidenciando que o Rio Grande do Sul é inovador em sua economia", afirmou.

De acordo com Lamb, o programa será caracterizado por ações multidisciplinares e será composto também pelas secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fapergs.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895