Varejo Experience: visitas guiadas mostram inovação em Porto Alegre

Varejo Experience: visitas guiadas mostram inovação em Porto Alegre

Atividade faz parte da programação da feira brasileira do setor, que se encerra nesta quinta

Felipe Faleiro

Mercado Paralelo, no 4º Distrito, foi um dos locais por onde os visitantes passaram

publicidade

Integrando a programação da 9ª Feira Brasileira do Varejo, que encerra nesta quinta-feira em Porto Alegre, a Varejo Experience trouxe a empresários e demais pessoas ligadas ao setor a oportunidade de conhecer locais exemplos de inovação no comércio varejista da Capital. As visitas foram guiadas por profissionais que atuam nestes locais e, portanto, conhecem suas especificidades e o que os leva a serem referência. O encontro teve por volta de 20 participantes, tanto de dentro do Rio Grande do Sul quanto de outros Estados.

O consultor especialista em varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, também acompanhou as visitas. Na opinião dele, o tour representa inspiração para os varejistas. “Acreditamos no movimento do varejo e ele surge a partir da prática. Durante todo o dia, a gente acompanha o que há de melhor em cada uma de operações de destaque aqui em Porto Alegre. Estas visitas são pensadas para fazê-los pensar em técnicas e boas práticas que depois implementarão em seus negócios”, afirmou.

Os gestores dos locais também puderam compartilhar suas experiências, sempre acompanhados atentamente pelos visitantes. Um destes lugares foi o Mercado Paralelo, no 4º Distrito, onde também foi realizado um almoço. Os empresários Leonardo de Souza Santos e Anna Carolina Lopes Gonçalves, da XLB Construções e Serviços, vieram da capital paulista especialmente para o evento, e participaram da Varejo Experience. Na visão deles, cuja empresa tem clientes no Rio Grande do Sul, a feira como um todo tem uma interessante proposta e uma boa estrutura.

“Vamos entrar no ano que vem com um estande, e queremos cada vez mais conhecer uma parte do público que a gente atende em nível de Brasil. Aqui em Porto Alegre, estávamos inclusive debatendo, existe muito cuidado com a experiência do cliente, não apenas do consumo, mas dentro das lojas de varejo, restaurantes, é uma cultura muito forte. É um pouco diferente do que estamos acostumados em São Paulo”, disse Anna. A empresa de ambos realiza serviços de montagem e instalações em outras lojas de varejistas.

Na visão de Zortéa, a feira representa um momento de impulso, o que está sendo refletido no sentimento de seus participantes em geral, realizado de maneira geral no Centro de Eventos da Fiergs. “O evento é um lugar de acolhimento. Há um crescimento da convicção de que há uma retomada do varejo. Esta edição nos faz ter certeza que agora o segmento vai acelerar. Nela, eles conseguem ter conhecimento e acessar informações que serão importantes para sua operação nos próximos meses”, diz.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895