Varejo Experience: visitas guiadas mostram inovação em Porto Alegre
Atividade faz parte da programação da feira brasileira do setor, que se encerra nesta quinta
publicidade
Integrando a programação da 9ª Feira Brasileira do Varejo, que encerra nesta quinta-feira em Porto Alegre, a Varejo Experience trouxe a empresários e demais pessoas ligadas ao setor a oportunidade de conhecer locais exemplos de inovação no comércio varejista da Capital. As visitas foram guiadas por profissionais que atuam nestes locais e, portanto, conhecem suas especificidades e o que os leva a serem referência. O encontro teve por volta de 20 participantes, tanto de dentro do Rio Grande do Sul quanto de outros Estados.
O consultor especialista em varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, também acompanhou as visitas. Na opinião dele, o tour representa inspiração para os varejistas. “Acreditamos no movimento do varejo e ele surge a partir da prática. Durante todo o dia, a gente acompanha o que há de melhor em cada uma de operações de destaque aqui em Porto Alegre. Estas visitas são pensadas para fazê-los pensar em técnicas e boas práticas que depois implementarão em seus negócios”, afirmou.
Os gestores dos locais também puderam compartilhar suas experiências, sempre acompanhados atentamente pelos visitantes. Um destes lugares foi o Mercado Paralelo, no 4º Distrito, onde também foi realizado um almoço. Os empresários Leonardo de Souza Santos e Anna Carolina Lopes Gonçalves, da XLB Construções e Serviços, vieram da capital paulista especialmente para o evento, e participaram da Varejo Experience. Na visão deles, cuja empresa tem clientes no Rio Grande do Sul, a feira como um todo tem uma interessante proposta e uma boa estrutura.
“Vamos entrar no ano que vem com um estande, e queremos cada vez mais conhecer uma parte do público que a gente atende em nível de Brasil. Aqui em Porto Alegre, estávamos inclusive debatendo, existe muito cuidado com a experiência do cliente, não apenas do consumo, mas dentro das lojas de varejo, restaurantes, é uma cultura muito forte. É um pouco diferente do que estamos acostumados em São Paulo”, disse Anna. A empresa de ambos realiza serviços de montagem e instalações em outras lojas de varejistas.
Na visão de Zortéa, a feira representa um momento de impulso, o que está sendo refletido no sentimento de seus participantes em geral, realizado de maneira geral no Centro de Eventos da Fiergs. “O evento é um lugar de acolhimento. Há um crescimento da convicção de que há uma retomada do varejo. Esta edição nos faz ter certeza que agora o segmento vai acelerar. Nela, eles conseguem ter conhecimento e acessar informações que serão importantes para sua operação nos próximos meses”, diz.