Vendas do comércio interrompem série positiva e desabam 3,1%

Vendas do comércio interrompem série positiva e desabam 3,1%

Resultado negativo foi puxado pela perda de 16% no segmento de artigos de uso pessoal e doméstico, aponta IBGE

R7

publicidade

Após saltarem 1,2% e atingirem nível recorde em julho, as vendas do comércio interromperam a série de quatro altas seguidas e desabaram 3,1% em agosto, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na análise do comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o volume de vendas caiu 2,5% em agosto na comparação com julho. A atividade de veículos, motos, partes e peças teve variação positiva de 0,7%, enquanto material de construção caiu 1,3% no período.

O resultado negativo do setor ocorre com vendas menores em seis das oito classes de atividades pesquisadas, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16%), que teve a principal influência negativa sobre o indicador do comércio varejista. O segmento é composto pelas grandes lojas de departamento.

Cristiano Santos, gerente responsável PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), explica que o setor que sofreu bastante no início da pandemia, mas se reinventou com a reformulação das suas estratégias de vendas pela internet. Ele avalia que a mudança resultou em alta nas vendas e motiva a perda atual.

“Com muitos descontos, o consumidor antecipou o consumo em julho, fazendo com que o mês de agosto registrasse uma queda grande de 16,0%. Esse recuo, contudo, não é suficiente para retirar os ganhos dos quatro meses anteriores”, afirma Santos.

Também recuaram no período os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,7%), combustíveis e lubrificantes (-2,4%), móveis e eletrodomésticos (-1,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,0%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,9%).

Por outro lado, o crescimento de vendas na comparação com julho foi observado nos segmentos de tecidos, vestuário e calçados (+1,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+0,2%).


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895