Volume de serviços prestados sobe 1,7% em outubro ante setembro, afirma IBGE

Volume de serviços prestados sobe 1,7% em outubro ante setembro, afirma IBGE

No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de uma alta de 1,8% para 2,1%

AE

publicidade

O volume de serviços prestados subiu 1,7% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de uma alta de 1,8% para 2,1%.

Na comparação com outubro do ano anterior, houve redução de 7,4% em outubro de 2020, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada no ano foi de redução de 8,7%. Em 12 meses, os serviços acumulam queda de 6,8%.

A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 2,4% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2019, houve recuo de 6,8% na receita nominal, segundo o IBGE.

Quatro das cinco atividades crescem 

Quatro das cinco atividades de serviços registraram crescimento na passagem de setembro para outubro, segundo os dados do IBGE. O destaque foram os serviços de informação e comunicação, que avançaram 2,6%, acumulando um ganho de 10,0% no período de junho a outubro, após um recuo de 8,8% entre janeiro e maio de 2020. Os serviços de informação e comunicação já estão 2,5% acima do patamar pré-pandemia.

O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio cresceu 1,5%, o sexto resultado positivo seguido, acumulando um ganho de 22,7% entre maio e outubro, mas ainda precisam avançar 8,8% para retornar ao nível de fevereiro, no pré-pandemia.

Os serviços prestados às famílias avançaram 4,6% em outubro ante setembro, a terceira taxa positiva seguida. Em seis meses, o setor acumulou um avanço de 80,4%, mas ainda precisa crescer 47,6% para retornar ao patamar de fevereiro.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 0,8% em outubro ante setembro e ainda precisam avançar 12,8% para retornar ao pré-pandemia. Os serviços profissionais, administrativos e complementares chegaram a um ganho de 5,9% no período de junho a outubro, após retração de 17,4% verificada entre fevereiro e maio.

O único resultado negativo do mês ficou com o setor de outros serviços, queda de 3,5% em outubro ante setembro, devolvendo parte do ganho de 19,2% acumulado nos últimos quatro meses. O segmento de outros serviços está 1,5% acima do patamar pré-pandemia.

 


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895