Wall Street e bolsas europeias caem por rápida propagação mundial do vírus

Wall Street e bolsas europeias caem por rápida propagação mundial do vírus

Número de casos da doença ultrapassa 95 mil

AFP

Epidemia de coronavírus faz bolsas internacionais operarem em baixa nesta quinta-feira

publicidade

Wall Street e as principais bolsas europeias operavam com forte baixa nesta quinta-feira devido à preocupação gerada entre os operadores pela rápida propagação fora da China do coronavírus. Após 15h (12h de Brasília), o Dow Jones caía 2,88% em Wall Street, após ter tido um forte recuo (-3,10%) na abertura. Já as bolsas europeias recuavam entre 2% e 2,5% em meados da sessão nesta quinta.

Os mercados asiáticos tinham fechado na quinta-feira com alta, na esteira de uma recuperação pontual de Wall Street na quarta. O número de casos de coronavírus no mundo chegou a 95.781, com 3.284 mortes em 84 países e territórios, às 10h desta quinta, segundo relatório da AFP baseado em dados oficiais. Ele tem um aumento de 971 novos afetados e 39 novas vítimas fatais em relação à véspera. "Os pesquisadores se preocupam com a rápida propagação do coronavírus fora da China", afirma o analista Chris Beauchamp, da IG.d.

As companhias aéreas podem perder até 113 bilhões de dólares em receitas em 2020 devido ao impacto do novo coronavírus, avaliou nesta quinta a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA). A epidemia de COVID-19 gerou sua primeira vítima neste setor, na companhia aérea regional britânica Flybe, que anunciou sua falência, após ter escapado dela recentemente graças a uma ajuda governamental.

Por outro lado, os salões e conferências profissionais, um vetor importante da globalização e dos negócios a nível mundial, também são vítimas da epidemia, com diversos cancelamentos no mundo todo.

No mercado petroleiro, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) propôs nesta quinta a seus sócios um corte drástico de produção de 1,5 milhão de barris por dia para frear a queda do preço do petróleo provocada pelo vírus. O preço do barril de Brent do Mar do Norte, a referência europeia, ficou abaixo de 50 dólares no domingo - um mínimo desde julho de 2017.

 

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895