Xi e Putin inauguram primeiro gasoduto que ligará China e Rússia

Xi e Putin inauguram primeiro gasoduto que ligará China e Rússia

"Power of Siberia" tem mais de 2 mil quilômetros de extensão

AFP

Segundo Xi Jimping, iniciativa é importante para aprimorar relação com a Rússia

publicidade

O presidente chinês Xi Jinping e seu colega russo Vladimir Putin inauguraram nesta segunda-feira um gasoduto "histórico", o "Power of Siberia", que ligará os dois países pela primeira vez. "A inauguração é um 'evento realmente histórico', não apenas para o mercado mundial de energia, mas sobretudo para vocês e para nós, para Rússia e China", declarou Vladimir Putin em uma videoconferência exibida pela TV russa. O projeto "levará a cooperação estratégica Rússia-China a um novo nível", completou.

O gasoduto Power of Siberia liga as reservas da Sibéria oriental com a fronteira chinesa através de mais de 2 mil quilômetros de tubulações. Quando estiver finalizada, a rede terá mais de 3 mil quilômetros. O gasoduto simboliza a colaboração estratégica das duas potências, sobretudo no setor energético. "A torneira está aberta. O gás entra na China", disse o presidente da Gazprom, Alexei Miller, acompanhado de vários funcionários com uniforme azul e branco, as cores da empresa.

Do lado chinês, os funcionários da PetroChina, sócia da Gazprom no projeto, apareceram no telão vestidos de vermelho. A China espera concluir o gasoduto em 2022-2023 para levar o gás até Xangai. "O desenvolvimento das relações sino-russas é e será uma prioridade da política estrangeira de cada um de nossos países", declarou o presidente Xi Jinping, muito próximo a seu "amigo" Putin após décadas de desconfianças entres os dois países.

"Este é um projeto histórico (...) constitui um exemplo de integração profunda e de cooperação mutuamente benéfico entre nossos países", completou. De acordo com Gazprom, quase de 10 mil pessoas trabalharam na construção do gasoduto.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895