Bolsonaro nomeia Carlos Bulhões como reitor da Ufrgs para os próximos quatro anos

Bolsonaro nomeia Carlos Bulhões como reitor da Ufrgs para os próximos quatro anos

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira

Por
Correio do Povo

Bolsonaro nomeia Carlos Bulhões como reitor da Ufrgs para os próximos quatro anos


publicidade

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Carlos André Bulhões Mendes como novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para os próximos quatro anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. 

Bulhões, que atua na Ufrgs, deverá tomar posse no cargo em 21 de setembro. A nomeação já havia sido mencionada ainda na semana passada pelo deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). Bulhões integrava a lista de candidatos a reitor da Ufrgs que foi enviada ao presidente Jair Bolsonaro.

A consulta à comunidade acadêmica para a reitoria na Gestão 2020/2024 foi realizada no dia 14 de julho. Por conta da pandemia por coronavírus, professores, técnicos-administrativos e estudantes votaram de forma virtual. Na consulta, os atuais reitor e vice-reitora da Ufrgs, Rui Oppermann e Jane Tutikian, venceram o pleito. Em segundo lugar ficou a chapa de Karla Maria Müller e Cláudia Wasserman. Já Carlos André Bulhões e Patrícia Helena Lucas Pranke ficaram em terceira posição na consulta. 


Natural de Alagoas, Carlos Bulhões mora há 30 anos em Porto Alegre. Ele possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Engenheiro de Segurança no trabalho pela UFRGS e doutorado em Planejamento de Recursos Hídricos - University of Bristol, Inglaterra (1994), além de Pós-doutorado em Planejamento Ambiental na University of Califórnia, Davis, EUA (2002/2003).