Clima de ansiedade marca primeiro dia do vestibular da Ufrgs em Porto Alegre
capa

Clima de ansiedade marca primeiro dia do vestibular da Ufrgs em Porto Alegre

Nesta edição, 26.614 candidatos disputam 3.980 vagas para 90 cursos

Por
Felipe Samuel

Clima de ansiedade marcou primeiro dia do vestibular da Ufrgs de Porto Alegre

publicidade

O primeiro dia de provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi marcado por um clima de ansiedade e nervosismo entre os vestibulandos. Para realizar as provas de física, literatura e língua estrangeira, muitos candidatos chegaram com pelo menos duas horas de antecedência aos locais das provas. Tudo para evitar atrasos. Mesmo com as provas marcadas para o período da tarde, às 15h, houve quem chegasse poucos minutos antes dos portões se fecharem. 

Na Faculdade de Educação, da Ufrgs, alguns candidatos aproveitavam o tempo livre para dar última olhada nas matérias. Outros jovens preferiram conversar com amigos e parentes ou utilizar o aparelho celular para aguardar a hora das provas. Foi o caso de Kelvin Suminski, 17, que tenta uma vaga para o curso de Serviço Social. Estudante do último ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Parobé, Suminski não escondia o nervosismo do lado de fora do local da prova. Munido de celular, ele aproveitava os últimos minutos para olhar a tela do aparelho. "Escolhi prestar vestibular para este curso porque gosto de ajudar os outros", afirma. O jovem, que faz vestibular pela primeira vez, garante que o maior desafio do primeiro dia é a prova de física.

Para garantir descanso um dia antes do começo das provas, Eduarda Boaretto, 18, candidata a uma vaga no curso de Medicina, deixou Paim Filho, no Norte do Estado, na véspera para chegar à Capital com tranquilidade. "Física exige mais estudo, tem muitas fórmulas. É preciso ficar tranquila na hora da prova", frisa. Otimista com relação às provas, Eduarda participa de um vestibular pela segunda vez. "Ano passado tentei em Santa Catarina, na UFSC, mas fiquei 20 pontos abaixo", destaca. Nesta edição, 26.614 candidatos disputam 3.980 vagas para 90 cursos. O processo de seleção segue por mais três dias: 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro. O listão dos classificados será divulgado em 16 de dezembro.