Descontração e novas expectativas marcam retorno das aulas no ensino privado

Descontração e novas expectativas marcam retorno das aulas no ensino privado

Muitas instituições de ensino gaúchas retomam as atividades nesta segunda-feira

Felipe Faleiro

No colégio La Salle Dores, no Centro Histórico da Capital, 3º ano do Ensino Médio teve sala de aula cheia

publicidade

Muitos colégios da rede particular no Rio Grande do Sul retomaram nesta segunda-feira em clima de descontração e reencontros. Ao todo, de acordo com o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), citando dados do Ministério da Educação (MEC), há 426 mil alunos matriculados na Educação Básica e outros 414 mil na Educação Superior. No colégio La Salle Dores, um dos mais tradicionais de Porto Alegre, no Centro Histórico, o clima geral entre equipe diretiva e estudantes era de expectativas positivas.

O diretor da instituição de ensino, Jader Luiz Henz, afirmou que o mais importante é ver o sorriso no rosto de cada aluno. “Há uma ansiedade natural com que eles chegam nestes primeiros dias, nas turmas e colegas novos. Estamos os recebendo com muita satisfação para fazer um ano intenso e de muitas aprendizagens”, comentou ele. Com 115 anos de história, o colégio tem em torno de 650 alunos em cerca de 35 turmas, na Educação Infantil, ensinos Fundamental e Médio, nos turnos da manhã e tarde, bem como turno integral.

O primeiro dia foi marcado pelas orientações aos estudantes, atividades lúdicas e distribuição de brindes. Miriana de Souza Lima Martins, 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, e moradora de Viamão, disse que os professores e direção conseguem motivar bem os alunos neste retorno. Ela conta que escolheu a trilha de aprendizagem de Ciências da Natureza no Novo Ensino Médio, embora pense em seguir futuramente carreira na área do Direito.

“Espero aprender o máximo possível, aproveitar bastante o ano. Nossa turma ajuda bastante o próximo, e independentemente da dificuldade, nos juntamos para o aprendizado. Este Novo Ensino Médio ajuda também os alunos a serem mais participativos”, salientou ela. De acordo com o Sinepe/RS, a maioria das instituições gaúchas retorna até o próximo dia 22, porém, todas têm autonomia para definir a data de retorno, desde que haja cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei. O término no ensino privado está previsto para 22 de dezembro.

“Todo reinício é portador de um misto de curiosidades, temores, alegrias. Vislumbra-se uma caminhada que pode ser um ‘pouco diferente’ da anterior. Por isso, as instituições se esmeram para preparar um ambiente que transmita confiança, alegria, e, ao mesmo tempo, mudança e inovação. Espaço físico acolhedor e educadores animados em conduzir os estudantes na busca de seus sonhos, são as evidências de que teremos um belo ano de 2023”, afirma o presidente do Sinepe/RS, Oswaldo Dalpiaz. Para ele, o desafio é a constante capacitação docente, para entendimento das novas tendências educacionais.




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895