Unijuí inaugura polo Ead em Porto Alegre

Unijuí inaugura polo Ead em Porto Alegre

Evento online marca a inauguração do polo na capital do estado

COLABORE

publicidade

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí ampliou a sua atuação no último dia 18 de agosto, com a inauguração de mais um polo de Ensino a Distância (EaD) em Porto Alegre. A Universidade agora conta com unidades em Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Uruguaiana, Horizontina e Santa Maria.

O lançamento aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, com a presença da professora Giane Siciliani da Rosa, coordenadora do Instituto Ciência e Saber, parceira da Unijuí na instalação do polo; do coordenador da modalidade EaD na Universidade, professor Luciano Zamberlan; e do professor doutor Eliezer Pacheco, ex-secretário de Educação de Porto Alegre e Canoas e ex-presidente da Undime, IPE/RS e Inep.

A partir do tema “Graduação e pós-graduação no ensino remoto: paradigma e novos desafios”, o professor Eliezer Pacheco destacou que vivemos um dos momentos mais difíceis e desafiadores da história, de turbulência para a educação. “Se pararmos para pensar, a maioria das tecnologias que utilizamos hoje foram criadas há dois, cinco anos. Significa que quando os estudantes completarem seu ciclo de estudos, estes recursos já terão sido superados. Cabe ao professor prepará-los não só para assimilar conhecimentos, mas para construir novos e acompanhar, de forma criadora e criativa, as transformações”, explicou, lembrando que os avanços trazidos pela pandemia não deverão regredir, a exemplo do ensino a distância, que ganhou ainda mais força, e do home office. 

Conforme observação feita pela professora Giane, há uma diferença quando falamos em ensino remoto, onde houve uma adaptação do ensino presencial para o online, e o EaD, pensado a partir de metodologias diferenciadas para que o ensino ocorra a distância, e que coloca o estudante como um protagonista. 

“O ensino a distância permite que possamos estreitar laços e realizar discussões a centenas de quilômetros. O EaD não ganhou força apenas com a graduação, durante a pandemia, mas com cursos de qualificação e a própria pós-graduação. Já passamos a discutir cursos de mestrado e doutorado por meio dessa mediação tecnológica”, reforçou o professor Luciano Zamberlan, lembrando que é possível ter um aprendizado de excelência a distância, especialmente numa Universidade como a Unijuí, com mais de 60 anos de história. 

Vestibular EaD Unijuí

Para além de cursos de qualificação e pós-graduação, a Unijuí conta com 15 cursos de graduação EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

As inscrições para o terceiro (e último) módulo do ano vão até o dia 10 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ead.

Caracterizados pela flexibilidade de horários, os cursos adaptam-se à rotina daqueles que não têm tempo para estudar presencialmente, ou que simplesmente preferem estudar de qualquer lugar. Os estudantes têm acesso a uma plataforma e materiais didáticos desenvolvidos especificamente para a modalidade. 

O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válida a partir de 2010.




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895