Encerramento do vestibular da UFRGS é marcado pelo nervosismo
capa

Encerramento do vestibular da UFRGS é marcado pelo nervosismo

A universidade federal divulgará o listão no dia 16 de dezembro

Por
Felipe Samuel

Vestibulandos começaram a ingressar na instituição às 14h30min, meia hora antes do início do horário marcado para as provas

publicidade

O quarto e último dia de vestibular da UFRGS foi marcado por nervosismo e expectativa dos candidatos para as provas de História e Matemática. Pais e professores de cursos pré-vestibular acompanhavam os vestibulandos neste domingo na entrada dos principais locais das provas. Minutos antes da abertura do portão do Colégio Bom Conselho, no bairro Independência, centenas de candidatos se aglomeravam nas calçadas das ruas Ramiro Barcelos e André Puente.

Os vestibulandos começaram a ingressar na instituição às 14h30min, meia hora antes do início do horário marcado para as provas. O trânsito ficou carregado na região e a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) orientou os motoristas. Alguns aproveitaram uma sombra e sentaram-se no chão para a última olhada no conteúdo. Outros preferiram aproveitar os minutos antes da abertura do portão para descontrair e jogar conversa fora com professores e amigos.

Moradores de Canoas, os irmãos Carol, 19, e Victor Pinheiro, 17, chegaram cedo ao colégio. Ela tenta uma vaga para Odontologia, enquanto o jovem quer ingressar em Arquitetura. "É a primeira vez que faço vestibular, mas estou confiante", afirmou Carol, que é natural do Rio de Janeiro assim como o irmão. Em função da carreira do pai, que é militar, eles se mudaram para o Rio Grande do Sul. "Vou fazer vestibular para Arquitetura, mas quero seguir a carreira do meu pai", destacou Victor.

São oferecidas 3.980 vagas para 26.614 candidatos aptos à seleção para 90 cursos. Uma das novidades este ano é o horário de aplicação dos testes, que foi realizado no turno da tarde. A UFRGS divulgará o listão no dia 16 de dezembro. Os gabaritos destas duas disciplinas serão divulgados às 9h desta segunda-feira. Às 18h, serão publicadas as médias e a abstenção na página do vestibular da universidade.