Enem começa neste domingo com Linguagens,redação e Humanas

Enem começa neste domingo com Linguagens,redação e Humanas

Estudantes terão de enfrentar 90 questões, além da Redação

Correio do Povo e AE

Estudantes enfrentarão amanhã questões de linguagem e a Redação

publicidade

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo, 3, com 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. Quase 5,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova, principal meio de ingresso para universidades públicas e privadas no País. Por ser o primeiro Enem da gestão Jair Bolsonaro, que tem criticado o conteúdo da prova nos últimos anos, há expectativa de cursinhos preparatórios, professores e candidatos sobre possíveis mudanças no estilo das questões. Já o governo promete um exame "neutro". 

A prova vai ser aplicada em mais de 1,7 mil municípios em 10,1 mil locais de prova. O local de prova está disponível no Cartão de Confirmação da inscrição, na página do participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play. Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira, feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado; entre outras informações.

Os portões serão abertos ao meio-dia e serão fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília. O exame terá início às 13h30min e se encerrará às 19h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela elaboração e aplicação da prova, sugere que os candidatos não esqueçam que o cartão de respostas só poderá ser respondido com caneta de cor preta e fabricada com material transparente; além disso, o estudante deve apresentar documento oficial de identificação. 

Itens proibidos 

Durante a aplicação da prova, não é permitido o uso de borrachas, corretivos, lápis, lapiseira, livros, manuais, óculos escuros, boné, dispositivos eletrônicos, entre outros itens. Para o próximo domingo, dia 10, estão marcadas as provas de Exatas e Ciências da Natureza. A publicação dos gabaritos está prevista para o dia 13 e o MEC só deverá liberar as notas em janeiro.

O Inep não fornece comprovante de participação após o dia da prova. Para o 1º dia, a declaração já está disponível. No dia 4/11, o Inep disponibilizará a declaração de comparecimento do 2º domingo de provas, em 10/11. O instituto recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois até o local do exame. Na sala de aula, o candidato precisa conferir os dados no cartão-resposta e na folha de Redação; assim como os informes na ficha de coleta do dado biométrico. 

Reforço de linhas e orientação 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) as tabelas horárias dos ônibus de Porto Alegre serão reforçadas para atender aos inscritos. O reforço atinge principalmente as linhas na região da Fapa e da Uniritter, que também terão o monitoramento da EPTC.

A ação também será repetida no dia 10, quando ocorrem as provas de Ciências da Natureza e Matemática do Exame. Por conta do grande número de inscritos no Enem, a EPTC orienta que os participantes se encaminhem aos locais de prova com antecedência para evitar possíveis congestionamentos e atrasos. 

 




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895