Enem digital tem aplicação tranquila na prova de exatas

Enem digital tem aplicação tranquila na prova de exatas

Candidatos tiveram cinco horas para as 90 questões do segundo dia

Christian Bueller

Candidatos mostravam confiança nas provas

publicidade

O segundo dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital transcorreu de maneira tranquila em Porto Alegre, neste domingo. Os alunos tiveram cinco horas para resolver as 90 questões das provas de matemática e ciências da natureza. No domingo anterior, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A aplicação neste formato deverá ser totalmente digital até 2026.

Mais de 6 mil candidatos e candidatas eram esperados no campus da PUC. Entre eles, a paulista Thais Martins, 24 anos. “Agora, não adianta mais estudar”, dizia, sorridente, momentos antes das provas. Buscando bolsa de estudos para Medicina, ela não escondia o nervosismo com as questões de ciências exatas. “O primeiro dia foi bem fácil para mim, mas hoje estou suando nas mãos”, revelou.

Morando há seis anos com o marido e o filho na Capital, aproveitou o home office provocado pela pandemia para estudar. Mas essa parte não foi tão fácil assim. “Tivemos que mudar a rotina inteira para trabalhar em casa, a gente tem que se dividir em ser mãe, esposa e estudante. Mas o Pedro Henrique, que hoje tem nove anos, me ajudou muito”.

A expectativa de Thais era de um bom resultado. Do mesmo modo que Fernanda Araújo, 28 anos, moradora de Cachoeirinha, encarou o Enem. “Infelizmente, houve muitas desistências, mas aumenta nossa chance, não vou negar. Gostei de experimentar essa nova forma, digital, gasta menos papel também”, conta. Técnica em informática, a jovem pretende seguir trabalhando na área.

No sistema digital, os computadores só têm acesso às provas. Os candidatos não conseguem consultar internet nem calculadora. O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, se for o caso.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os participantes que foram afetados com problemas logísticos na aplicação do Enem Digital 2020 poderão solicitar a reaplicação de hoje a 12 de fevereiro. O prazo também vale para quem apresentar sintomas de doenças infectocontagiosas após 6 de fevereiro. O Inep realizará a reaplicação do Enem Impresso e Enem Digital em 23 e 24 de fevereiro. A previsão é de que o resultado do Enem Digital saia em 29 de março, assim como a pontuação da versão impressa das provas.




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895